Os combustiveis estão cada vez mais caros e obrigam-nos cada vez mais a procurar alternativas. Se para alguns a solução passa pela utilização dos transportes públicos, a troca de carro para outro mais económico (geralmente mais caro!), passar a andar mais vezes a pé ou passear menos vezes, há sempre aqueles que tentam de alguma forma gerir o combustivel que usam, de uma forma mais eficaz.

MPG-CAP, a cápsula que poupa combustivel?

Recentemente passou na televisão portuguesa uma reportagem sobre uma cápsula que permitia reduzir o consumo de gasolina até 14%. Fiquei curioso, e como utilizador de carro a gasolina e cliente habitual das filas da A5 fiz pesquisa sobre a suposta cápsula. Encontrei bastante informação sobre o seu funcionamento e cheguei ao site da empresa que a criou, a Fuel Freedom International. O site tem inclusivé uma versão totalmente em portugês.

Eis o que diz a declaração oficial no site da FFI sobre as Caracteristicas de desempenho das MPG-CAP:

Parece haver necessidade de esclarecimentos acerca da tecnologia das MPG-CAPS™ produzidas pela FFI, devido à confusão causada por outros aditivos de combustível menos credíveis e com informações de marketing semelhantes.

Antes de mais nada, a grande maioria dos aditivos, tratamentos e acondicionadores de combustíveis vendidos hoje em dia são meros detergentes que servem somente para limpar o sistema de injecção, não trazendo qualquer benefício às características de combustão do combustível ou mais importante, à própria câmara onde se dá a combustão. É para esta área de actuação que estão formulados tanto a tecnologia da FFi como os produtos, sendo esta a distinção entre os nossos produtos e todos os outros.

Visto que a maioria dos motores automóveis queima combustível com uma percentagem de mais de 99% de eficiência, as reinvindicações de melhoria de combustão, por si, são essencialmente insignificantes. No entanto, a grande perda na eficiência dum motor automóvel é a perda de calor que impulsiona o pistão. Especialistas em combustão dizem que a recuperação do calor é a única maneira de melhorar a média de consumo de combustível num motor moderno. O nosso produto é um tratamento da câmara de combustão que condiciona o lugar onde a combustão ocorre, para que no processo se utilize melhor o calor gerado pela combustão.

Eis como funciona: quando a MPG-CAP™ é adicionada ao depósito de combustível, o mesmo transporta o produto para a câmara de combustão. Os seus ingredientes são utilizados no tratamento das superfícies de metal formando um filme que tecnicamente é chamado de oxidação derivada termicamente. O metal cria um resíduo oxidado nas superficies quentes na altura da combustão.

Este processo pode ser comparado ao de uma panela ao cozinhar. Quando sobreaquecido, o resíduo da comida forma uma camada sobre a panela e oxida, formando uma película, que mesmo depois esfregada, descolora a panela, penetrando nos poros do metal.

Dentro do motor, pequenas quantidades de material fornecido pelas MPG-CAPS™, oxidam em altas temperaturas, produzindo rapidamente uma fina camada de película sobre a parede do cilindro, pistão e ponto de combustão que fornecem vários benefícios.

Em primeiro lugar, as MPG-CAPS™ alteram as características de absorção de calor da superfície do metal. A mistura de combustível e ar, produz energia em forma de calor, que cria expansão que por sua vez impulsiona o pistão para baixo, fazendo com que a película iniba a transferência de calor. Isto resulta directamente num aumento da temperatura de combustão, maior expansão e maior capacidade.

A segunda vantagem da película de MPG-CAPS ™ é fornecer o efeito de superfície polida, o que permite uma distribuição por igual do combustível. Pode ser comparado à utilização de água durante o trabalho de polimento de pintura. A micro película atrai o combustível, melhorando a sua distribuição e dando-lhe mais força.

O terceiro benefício da película é servir como um precursor catalítico que reage aos próprios componentes das MPG-CAPS™. Os compostos activos das MPG-CAPS ™ em combinação com o calor no cilindro causam uma reação catalítica que promove uma melhor dissociação dos produtos químicos e melhor queima. A reação catalítica é também exotérmica e produz calor. Em conjunto, estes três benefícios resultam num aumento total de 30 a 40% na expansão do cilindro com a mesma quantidade de combustível.

Outro factor a ser considerado é a capacidade da película criada pelas MPG-CAPS™ de inibir a acumulação de depósitos prejudiciais. Isto é particularmente importante tendo em conta os efeitos que os regulamentos da EPA têm sobre a indústria automóvel. A fim de dar cumprimento aos limites estabelecidos pela EPA quanto à redução das emissões de combustível os fabricantes removeram o chumbo e adicionaram produtos oxigenados ao combustível. O resultado dessas medidas é a formação de depósitos prejudiciais que tendem a absorver combustível causando problemas de desempenho. Diminuir a extensão desses depósitos é mais um benefício de nosso produto.

Por fim e talvez o mais importante, é a redução de emissões resultantes da utilização das MPG-CAPS™. O processo catalítico encontrado em catalisadores nos sistemas de escape é iniciado no cilindro de combustão, o que reduz a formação de óxido nitrogénio (NOx). O trabalho realizado pelo conversor é reduzido e a sua vida prolongada.

Extensas pesquisas científicas revelaram muitos efeitos positivos dos produtos da FFi, não sendo encontrados nenhuns negativos. Distribuidores e clientes têm a segurança adicional de uma política mundial de seguro que cobre qualquer possibilidade de danos do motor. Há motivos de sobra para confiar na capacidade das MPG-CAPS™ no sentido de fazer a diferença no mundo.

Para complementar a informação disponbilizada pela FFI procurei algumas testes à cápsula “mágica” no YouTube e encontrei várias reportagens que confirmam que realmente funciona:

Segundo os testes à cápsula, esta permite poupar até 5 €, +/- 3,5 litros, em cada depósito e promete resultados a partir do 3º/4º depósito em qualquer tipo de combustivel. Além disso:

- Reduz o aquecimento do motor, o seu desgaste e do atrito no seu interior.
- Reduz a emissão de gases.
- Aumenta a potência do carro.
- Aumenta o tempo de vida do motor.

A cápsula já existe à algum tempo mas só em Novembro de 2005 começou a ser comercializada. O site da FFI comercializa-a directamente em vários packs desde 19.45 €, que equivale a 10 cápsulas. Só tem de fazer as contas aos litros que gasta mensalmente e analisar se lhe compensa.

Onde comprar as cápsulas MPG-CAPS:

> Loja online da Fuel Freedom International