2016/12/09

A Fórmula Para Conteúdo de Sucesso

No artigo anterior já explicámos a importância da pré-venda para conseguir captar os visitantes dos motores de busca e torná-los em leitores assíduos ou prepará-los para uma venda. Agora vamos conhecer a formular para aprender como escrever com sucesso para atingir esse objectivo.

Este artigo faz parte de uma série sobre criar conteúdo para ganhar dinheiro com sites.

Frases Feitas

Conseguir vender com sucesso não implica utilizar aquelas frases feitas, como:

escrever conteúdo

  • Oferta limitada
  • Prazo a terminar
  • Produto premiado, com 5 anos de investigação

Os visitantes já estão habituados a ver este tipo de marketing em todo o lado. O mais certo é carregarem no botão do browser para andarem para trás e procurarem o próximo site.

Uma persuasão correcta deve ser feita sem levantar suspeitas, da mesma forma que fazemos todos os dias a amigos e familiares. Não é dizendo que precisa de comprar uma televisão nova, porque a oferta é limitada, que vai convencer a sua mulher ou o seu marido a quererem comprar um plasma ou LCD novo. O que faz é convencer aos poucos, através das vantagens que o aparelho vai trazer à vossa vida, de forma a conseguir comprar o que deseja.

O que precisa de aprender é como construir o conteúdo do seu site para ser o seu vendedor número um. É por isso que é tão importante gostar do tema do seu nicho de mercado. Terá de convencer os seus visitantes de que você está disposto a explicar tudo sobre o tema e conseguirá resolver todos os problemas que eles tenham. É isto que envolve uma pré-venda. Não há venda nenhuma naquele momento, apenas a criação de laços e de credibilidade da sua parte.

Só precisa de aprender algumas técnicas de venda que se adaptam bem ao mundo virtual e conhecer bastante bem o seu tópico e os produtos que podem trazer vantagens aos seus clientes.

Não há formas mágicas e imediatas de conseguir vender rapidamente!

A Fórmula Para Conteúdo de Qualidade

Como já percebeu, não há milagres para o sucesso, apenas fórmulas que permitem chegar mais rápido aos seus objectivos.

Nesta altura já deverá ter percebido qual é a fórmula que lhe vai permitir isso.

Criar conteúdo relevante para o tema do seu site!

Só assim conseguirá captar a atenção de outras pessoas que também se interessam pelo tema. Dando-lhes informação relevante e de qualidade, para que eles possam descobrir as soluções para os seus problemas. Com isso também conseguirá chamar a atenção dos motores de busca e irá ficar bem posicionado nos SERP (rankings dos resultados).

Se conseguir fazer isto, conseguirá criar uma fórmula vencedora para todos:

  • O visitante – que encontra o que precisa.
  • O motor de busca – que encontra conteúdo relevante para a pesquisa.
  • Você – que consegue um novo leitor, que mais tarde poderá converter em cliente.

Importância dos Motores de Busca

motores de busca

Os visitantes utilizam os motores de busca porque não sabem muito bem como procurar o que desejam. Daí que utilizam palavras-chave para procurarem informação relevante daquilo que precisam. É por isso que os motores de busca são tão populares e é por isso que o Google é o melhor motor de busca da internet. Dá a informação mais relevante aos utilizadores.

Os motores de busca têm aranhas informáticas que percorrem todas as páginas da internet e retiram a informação. Depois, com base em algoritmos altamente complexos, ordenam essa informação e devolvem os resultados mais relevantes para determinada pesquisa de um utilizador.

Se alguém procurar por receitas culinárias, o motor de busca irá devolver uma lista com os sites que considera serem mais relevantes para este tema. Não encontrará nas primeiras posições, um site que seja sobre automóveis. É essa a magia dos algoritmos dos motores de busca.

É por isso tão importante convencer os motores de busca de que o seu conteúdo é o mais relevante dentro do seu tema. Se tentar enganar o motor de busca, pode consegui-lo durante algum tempo, mas será sempre apanhado e retirado das suas listagens. Se, por outro lado, tiver mérito na informação que disponibiliza aos seus visitantes, conseguirá dominar os resultados nas pesquisas durante vários anos (ou pelo menos enquanto não aparecer um site que concorra consigo).

Os motores de busca são negócios que envolvem milhares de milhões de dólares e por isso querem ser os mais eficientes possíveis nas pesquisas. Nenhum motor de busca gosta de dar um site errado a um utilizador. É a sua credibilidade que está em risco e é todo o seu modelo de negócio.

O Que Você Ganha

ganhar sucesso

Nesta altura já é claro para si o que é que você ganha com tudo isto.

Tráfego qualificado!

Se conseguiu convencer o visitante e o motor de busca, está no caminho certo para ter muito sucesso on-line. Só precisa de garantir que entrega a melhor informação possível.

As pessoas utilizam a internet maioritariamente para pesquisar informação. Deporto, política, entretenimento, jogos, etc.

O conteúdo é muito mais importante do que o design do site!

Um site muito bonito pode conter zero de informação e assim sendo é completamente inútil. Já um site horrível, que tenha conteúdo útil, será sempre um sucesso. Se conseguir ter os dois, perfeito!

Além disso, nunca distraia os visitantes do objectivo que você pretende para o site. Vender um produto, vender um clique de publicidade, preencher um formulário, etc. O seu site tem de ser o mais credível no seu nicho de mercado.

Se é um especialista no seu tópico, não precisa de se preocupar. Tem exactamente o que as pessoas procuram, informação!

 

Vamos imaginar que é praticante de windsurf e está a aprender. Pode criar um site dentro deste tema e conforme for aprendendo para si, pode ir acrescentando conteúdo para outros interessados neste desporto. Não precisa de ser o maior especialista do mundo no seu tópico. Apenas precisa de saber mais do que os seus visitantes.

Se for visitado por um professor de windsurf, com vinte anos de experiência, o seu site talvez não traga nada de novo, mas se for visitado por alguém que quer começar a aprender, então tem aí o seu público-alvo.

O importante é criar muito conteúdo relevante para os seus visitantes, leitores e motores de busca. Criará centenas de páginas dentro de um tema que seja do seu interesse, depois só precisa de optimizar os artigos para as palavras-chave certas.

Já sabe a fórmula para criar um site de sucesso dentro do seu nicho de mercado. Criar conteúdo relevante para o seu público. No próximo artigo vamos ver como fazer uma pré-venda eficaz.

Speak Your Mind

*