A forma como nos sentimos connosco próprios pode influenciar fortemente a forma como vivemos as nossas vidas, por isso é importante termos uma boa auto estima para termos uma vida mais interessante, com mais amizade e amor.

As pessoas que têm uma elevada auto estima conseguem mais facilmente atingir os objectivos na vida, porque não têm qualquer problema em aceitar as opiniões negativas dos outros e assim obrigarem-se a melhorar para atingirem o sucesso que desejam.

Como melhorar a auto estima

Se deseja melhorar a sua auto estima, aqui ficam alguns passos para iniciar esse caminho.

  • Pare de ter pensamentos negativos acerca de si. Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Quando der por si a pensar negativamente, substitua esse pensamento por algo positivo sobre si. Todas as noites, enumere algumas das coisas em que é bastante bom. Isto irá reforçar a sua imagem perante si mesmo e, consequentemente, a sua auto estima.
  • Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objectivos. Há quem fique paralisado na busca da perfeição e não faça nada na vida. Não deixe que isto lhe aconteça. Em vez de pensar se é a altura certa para fazer qualquer coisa, garanta as condições mínimas e meta mão à obra.
  • Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como normais, porque toda a gente os comete. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
  • Experimente novas actividades e novas abordagens para enfrentar os problemas. Tenha orgulho nas coisas novas que aprende.
  • Conheça os seus limites, aquilo que consegue mudar e aquilo que não consegue mudar e que tem de aceitar. Se estiver infeliz sobre alguma característica sua, como o peso, mude-a para melhorar. Se é sobre alguma coisa que não pode mudar, como a altura, aceite que é assim e mude a forma como olha para si mesmo.
  • Faça exercício. Esta actividade sozinha fará com que se sinta melhor consigo mesmo.

Nunca é tarde para começar a melhorar e desenvolver uma auto estima positiva. Se precisar de ajuda profissional, não tenha problemas em admitir e aceitar o conselho desses especialistas, que o ajudarão a gostar de si mesmo e perceber que é uma pessoa única e especial. Aqui ficam umas mensagens para melhorar a sua auto estima.