2017/01/18

A Importância da Origem do Tráfego

Depois do último artigo, já sabe que precisa de ter o visitante perfeito bem detalhado na sua cabeça. Só assim pode decidir o que vai oferecer e que problemas vai resolver.

Se ainda não teve oportunidade de ler os artigos anteriores, esta série começa ao aprender como criar conteúdo para ganhar dinheiro.

Os seus visitantes tipo são:

  • Jovens universitários?
  • Seniores à procura de qualidade de vida?
  • Guitarristas?
  • Adeptos de futebol?
  • Fãs de uma banda?

Se tem mais do que um perfil de visitante, deve detalhar cada um deles de forma a ficar tudo bem identificado.

Origem do Tráfego

Outro factor que tem de analisar, no que diz respeito ao seu visitante, é a origem da visita. Vem de motores de busca ou vem de tráfego comprado?

O tráfego comprado é mais difícil de persuadir do que o tráfego gratuito, onde o visitante chega de livre e espontânea vontade ao seu site, predisposto para aquilo que você está a oferecer. Se for através de publicidade, o visitante já sabe que foi levado até aos seu site e que irá ser tentada uma venda de algo.

É por isso que é tão importante aparecer bem posicionado nos motores de busca. É aí que está o ouro!

Tráfego dos Motores de Busca

Se o seu site foi encontrado através de um motor de busca, é porque o visitante escreveu uma determinada palavra-chave para o encontrar. Isto significa que é tráfego altamente qualificado. Você tem um site que vende relógios e todos os visitantes chegam à procura de relógios! É o sonho de qualquer comerciante.

Como já fomos referindo, só há uma coisa que permite que você apareça nas listagens dos motores de busca: o conteúdo certo com as palavras-chave certas!

Um site dentro de um nicho de mercado tem apenas um tema e todos os artigos tocam nesse tema, directa ou indirectamente. Por exemplo, no caso de ter um site para vender relógios, pode criar artigos com análises a modelos de relógios até a artigos como mudar as pilhas de um relógio…

Os motores de busca levam normalmente mais de 90% do tráfego a um site. Tráfego com visitantes que estão motivados para o que tem a oferecer. Se os visitantes não conseguem encontrar o seu site, é como se não existisse.

Os algoritmos dos motores de busca estão constantemente a ser optimizados para darem mais relevância nos seus resultados de pesquisa. Por isso hoje é mais difícil criar um site com SPAM e aparecer nas primeiras posições. Os motores de busca procuram conteúdo verdadeiro, hoje e sempre. É isso que os faz viver!

O seu conteúdo, relevante e em grande quantidade, é que vai fazer a diferença para os outros sites do mesmo nicho de mercado. Vai dar-lhe credibilidade, conseguindo assim links de outros sites, e vai fazer a pré-venda do seu produto como ninguém.

Em princípio já deverá ter entendido tudo sobre a pré-venda. Está na altura de preparar a venda, ou outro objectivo que pretenda. No próximo artigo vamos ver que são os benefícios a fazer a venda, não as funcionalidades.

Speak Your Mind

*