Se tem baixa auto estima e quer fazer alguma coisa para melhorar, conheça algumas actividades que o vão fazer sentir-se melhor consigo mesmo e ajudar na conquista da auto estima a longo prazo.

Comece por fazer aquelas que são mais confortáveis e depois avance para as actividades que lhe parecem mais difíceis, sendo que o importante é não desistir da longa caminhada para uma vida mais feliz, a que tem direito.

Fazer listas positivas para aumentar a auto estima

Fazer listas é uma forma simples e rápida de relembrar conceitos que necessita para uma determinada situação. Normalmente fazemos listas para tudo, compras no supermercado, objectos para levar de férias, etc. faça também listas das coisas boas em si.

  • Faça uma lista dos seus pontos fortes, como por exemplo, a persistência, humor, capacidade de trabalho, criatividade.
  • Faça uma lista dos grandes objectivos já atingidos na sua vida. Acabar a faculdade, comprar uma casa, ter aprendido inglês.
  • Faça uma lista de coisas que o fazem rir, como algumas piadas ou acontecimentos do passado.
  • Faça uma lista de frases de auto ajuda, que se identifique e lhe dêem força para o resto do dia.
  • Faça uma lista de coisas que admira em si mesmo, por exemplo a forma como educou os seus filhos ou ensinou alguns colegas no emprego.

Como ter uma imagem positiva

Com uma folha de papel e um relógio, faça o seguinte exercício durante dez minutos.

Escreva o seu nome no topo da folha e escreva todas as coisas positivas que se lembrar acerca de si, incluído as capacidades especiais e os objectivos que alcançou. Não precisa de ter nenhuma estrutura especial, apenas escreva tudo o que se lembrar que o faça ter orgulho e sentir feliz consigo mesmo.

Não escreva nada negativo, nem use palavras negativas (como “não” e “nunca”). Escreva absolutamente tudo o que lhe vier à cabeça, já que este papel não será para mostrar a ninguém.

Quando acabar o tempo, releia o que escreveu e veja o sentimento que provoca em si. Poderá ficar triste porque estará com uma forma de olhar para si completamente diferente da normal. É um olhar positivo que lhe aumentará a auto estima.

Guarde este papel consigo e olhe para ele durante várias vezes ao dia, para se lembrar como você é especial, até que esses pensamentos passem a fazer parte do seu estado natural. Sempre que puder, leia-o em voz alta para escutar essas palavras que o encherão de orgulho.

Afirmações positivas

Sempre que possível deverá construir afirmações positivas acerca de si mesmo. Essas afirmações devem descrever os sentimentos com que gostaria de estar em todas as alturas e não o sentimento que tem no momento em que está a escrever.

Alguns exemplos de afirmações positivas para aumentar a auto estima, incluem:

  • “Sinto-me bem comigo mesmo”
  • “Passo o tempo com pessoas que gostam de mim”
  • “Eu tomo bem conta de mim”
  • “Muitas pessoas gostam de mim”
  • “Sou uma pessoa positiva”

Ande também com esta lista no seu bolso, para poder reler sempre que se sentir um pouco em baixo ou tenha tempo livre para si. Deve também ler em voz alta estas frases de auto motivação para o sentimento ser mais profundo. Pode partilhar com amigos ou familiares mais próximos, se eles estiverem envolvidos no processo de o ajudar a melhorar a auto estima. Ao longo do tempo vai gradualmente sentindo-se melhor e mais confiante.

Livros de auto estima

Existem muitos livros dentro da área de auto ajuda e particularmente de técnicas para aumentar a auto estima e viver plenamente a sua vida. Compre alguns desses livros e siga os exercícios que eles propõem.