De forma a ajudar a responder a esta questão resolvi escrever este pequeno artigo. Antes de mais, ambos apresentam vantagens e desvantagens. Nenhum dos serviços é perfeito, e a escolha terá de ser feito com base no tipo de utilização que se pretende.

ADSL

Asymmetric Digital Subscriber Line ou ADSL, fornece uma ligação de alta velocidade à Internet sobre uma linha telefónica dedicada e permite comunicação de voz e dados simultâneamente, ao contrário dos antigos modems.

Este tipo de ligação é habitualmente muito bom para aceder à Internet e para utilizadores que façam muitos downloads ou pretendam visualizar videos online. No entanto já não é tão atractivo para quem pretende fazer upload de dados.

Isto deve-se ao facto do sinal de Downstream deste tipo de ligação ser mais forte quando existem muitas conexões de circuitos ADSL (crosstalk) com origem no operador de telecomunicações, e este ficar mais fraco quando chega ao modem do utilizador. É por isto que os operadores geralmente dão mais ênfase às velocidades de Download do que ao Upload. Esta diferença torna este tipo de serviço menos atractivo para as Empresas, que necessitam de velocidades de Upstream maiores.

Vantagens

  • Conexão dedicada ponto a ponto e velocidade não afectada pelo número de utilizadores online ao mesmo tempo. A velocidade mantêm-se consistente.
  • Velocidade de upload comparável com ligação por Cabo.
  • Ligação mais segura pois não existe partilha de ligação.

Desvantagens

  • Pelo facto de utilizar a linha telefónica é passível de quebras devido a “ruído” na linha e à sua qualidade.
  • Velocidade afectada pela distância do ponto de distribuição do operador de ADSL. Quanto maior a distância, menor será a velocidade disponível. Velocidade anunciadas de 8MB, por vezes não ultrapassam os 2MB, por esta razão.

CABO

A ligação por Cabo oferece também uma ligação de alta velocidade à Internet, mas esta é fornecida através do Cabo do fornecedor de Televisão por Cabo, utilizando tecnologia partilhada, ou seja, todos os subscritores partilham a mesma conexão à Internet no mesmo troço de cabo (que liga determinada área de clientes à célula emissora/receptora de sinal).

À partida este tipo de ligação oferece maior velocidade de Download no entanto, tratando-se de uma tecnologia partilhada, a largura de banda diminui proporcionalmente à quantidade de utilizadores online ao mesmo tempo. As velocidades de Upload são neste caso também superiores, mas com a mesma desvantagem da largura de banda poder diminuir no caso de muitos utilizadores ligados ao mesmo tempo.

Vantagens

  • Velocidade de download tipicamente mais elevada do que o ADSL.
  • Ligação partilhada por vários utilizadores pode reduzir drasticamente a largura de banda.

Desvantagens

  • Partilha de ligação entre todos os utilizadores de um mesmo troço de cabo.
  • Ligação menos segura devido à partilha de ligação.

Como escolher

Nenhum dos serviços é perfeito e a escolha passa por:

  • Analisar as vantagens e desvantagens de ambos.
  • Analisar os preços dos vários operadores que fornecem a zona onde de pretende fazer a instalação.
  • Procurar saber junto dos serviços de assistência dos ISP’s qual a distância dos pontos de distribuição no caso do ADSL, ou quantos ligações a clientes tem determinado troço de cabo, no caso do Cabo.

O tipo de utilização que se pretende fazer é também um factor fundamental, mas neste caso, o preço e a velocidade real serão os factores mais importantes na escolha pois nenhum deles oferece ligações sem quebras.

Para saber a sua velocidade de ADSL ou Cabo consulte o site http://www.velocimetro.com.pt/.

Para mais informação sobre banda larga aconselho a consulta do site http://www.bandalarga.org.


Links úteis

http://pls.mrnet.pt/cronicas/adsl_ou_cabo.html

http://www.romow.com/internet-blog/dsl-vs-cable-which-is-really-the-better-option/