Se pretende um alternativa ao software de blog mais utilizado na internet, o WordPress e o Blogger, aqui ficam outras plataformas técnicas mais específicas que podem ser úteis para utilizadores mais avançados.

Este software de blog não é tão conhecido e utilizados pelos bloggers, o que não significa que seja pior do que as soluções mais conhecidas.

Para utilizadores em mercados locais (como Portugal ou Brasil) ou para utilizações por parte de empresas (pagando o licenciamento) podem ser as alternativas acertadas.

Software Moveable Type

O Moveable Type é mais um software de blog excelente mas que tem um custo elevado e não é indicado para utilizadores particulares que apenas necessitam de algumas funcionalidades básicas.

Software TypePad

O TypePad é dos mais simples de utilizar mas tem o grande problema de não ser gratuito, mesmo se quiser utilizar o alojamento fornecido.

O TypePad permite que utilizadores com poucos conhecimentos técnicos consigam elevados níveis de customização que são necessários na utilização de outras plataformas.

Existem outras opções locais, como os blogs do sapo em Portugal, que funcionam também de forma gratuita para o utilizador e podem trazer alguns benefícios de SEO para quem pretenda trabalhar dentro de Portugal.

O melhor software de blog

Não existe o melhor ou pior, mas aqui ficam algumas respostas a necessidades mais comuns:

  • Fazer um blog grátis e ganhar dinheiro, utilize o Blogger porque é muito simples e permite ganhar dinheiro.
  • Se não precisa de ganhar dinheiro com o blog, utilize o WordPress com alojamento incluído.
  • Se quer construir um blog para ganhar muito dinheiro na internet e criar uma marca, opte pelo software WordPress sem o alojamento incluído.
  • Para utilizadores mais avançados, o TypePad é também uma boa alternativa ao WordPress.org

A escolha do software de blog mais adequado depende sempre dos nossos objectivos a longo prazo.