2017/01/18

Analise o Tráfego do Seu Site

Analisar as estatísticas de tráfego do seu site poderá dar-lhe algum avanço por diversas razões. Mas terá de ter alguns conhecimentos para poder usar estas ferramentas, de forma a poder perceber os dados.

A maioria das empresas que fornece alojamento Web para Webmasters fornecem ferramentas que o ajudam a analisar o tráfego do seu site. Para além dessas ferramentas existe também o Google Analytics, um site muito utilizado para estatísticas. Mas terá de compreender os dados que lhe são fornecidos, quer tenha um site simples ou um site dedicado aos seus negócios. Vamos começar pelo mais básico: o nº de visitas diárias, semanais e mensais.

Estes dados mostram um dos dados mais importantes do seu site. Se tem muitas visitas diárias significa que o tráfego que visita o seu site gosta do conteúdo. Deve apostar fortemente no conteúdo que insere no seu site. Tenha atenção que deve também estar atento ao desenvolvimento das visitas, para medir a eficácia do seu site.

Outro assunto que deve pensar são os Hits que o seu site recebe, ou seja, a qualidade do tráfego do seu site. Hits são os números de pedidos de informação processados pelo servidor. Um exemplo: o portal do seu site tem 15 página visitadas que equivalem a 15 Hits mas apenas equivale a 1 visitante que está a visitar uma página do site. Basicamente não poderá apenas guiar-se pelas visitas para analisar o tráfego.

Quantos mais visitantes receber melhores são as estatísticas. Se recebe mais tráfego, então mais perfeitas ficam as estatísticas do seu site. Perder visitantes diários pode estragar as estatísticas do site.

O principal objectivo das estatísticas do seu site é ajudar a perceber o que está bem e o que deve mudar para beneficio dos visitantes. Uma boa forma de o saber é o tempo que os visitantes em média demoram no seu site. Se os visitantes passam pouco tempo no seu site, significa que existe muito onde deve tentar mudar. Neste caso deve procurar os motivos.

Deve confirmar se as suas keywords estão correctas pois é essencial para manter uma boa estatística do seu site. Se deixa as keywords erradas, fará com que os visitantes deixem o seu site muito rapidamente e provavelmente não o visitam novamente.

Para além desta dica, as estatísticas permitem ver as áreas mais visitadas e procuradas do site. Se tiver uma página que é importante mas pouco actualizada, está a fazer com que os visitantes saiam do seu site mais depressa. Deve apostar nessa página deixando-a mais interessante para quem a visita. Se por outro lado, vê que os visitantes visitam frequentemente uma parte pouco importante do site, deverá ponderar apostar mais ou centrar-se nesse tema.

Estas estatísticas revelam todas as informações essenciais para que o seu site tenha eficácia pois revelam os hábitos do visitante incentivando-o a visitar de novo o seu site.

Agora é esperar pelos resultados, que dirigem o seu site/empresa para o sucesso neste mundo que é a Internet. Agora é uma questão de apostar para chegar aos resultados esperados.

Speak Your Mind

*