Dependendo se é para uso pessoal ou profissional, existem diferentes alternativas para adquirir um software antivírus grátis ou um software antivírus comercial.

Veja as vantagens de utilizar um software para remover vírus e também como funciona um antivírus.

No entanto, existem funcionalidades básicas que deverá ter em atenção antes de escolher a solução final.

Antivírus isolado ou em pacote

Os fabricantes de antivírus são empresas de software que normalmente trabalham e toda a área de segurança informática e por isso dispõem de outros produtos para a protecção dos nossos computadores.

Exemplos desses produtos são:

  • Firewall
  • Antispam
  • Anti-Spyware

Os pacotes de segurança são mais caros globalmente, embora o preço individual de cada um dos produtos incluídos fique bastante mais baratos. Por isso, caso necessite de protecção máxima, deverá incluir a aquisição de um pacote de segurança de um fabricante de qualidade.

Um pacote de software de segurança inclui praticamente todos os problemas que podemos ter, além disso têm um interface para o utilizador muito mais simples por ser integrado, em vez de comprarmos cada um dos programas independentemente.

A desvantagem dos pacotes de segurança é que muitas vezes o antivírus é muito poderoso, mas depois os outros programas não são tão bons como os de outros fabricantes mais especializados noutros tipos de ataques. Além disso, muitas das funcionalidades mais básicas podem ser descarregadas em programas freeware ou open source.

Se é um utilizador iniciado é melhor comprar o pacote de software porque sabe que está a proteger-se contra todo o tipo de ataques.

Os utilizadores mais avançados estarão mais informados para escolher os melhores fabricantes em cada uma das áreas de segurança do seu computador, por isso pode compensar escolher o software antivírus separado dos outros tipos de software de segurança.

Antivírus grátis ou comercial

Existem alguns programas de antivírus que são gratuitos para uso pessoal ou para uso não comercial.

Na maioria dos casos esses antivírus gratuitos são versões menos poderosas do que as versões comerciais que podem ser adquiridas. Os fabricantes de antivírus esperam assim que alguns dos seus clientes façam o upgrade da sua solução gratuita para a solução paga, o que acontece frequentemente.

A grande vantagem do antivírus grátis é precisamente o preço.

As desvantagens são mais e incluem:

  • Suporte limitado ou inexistente por parte dos fabricantes.
  • Funcionalidades reduzidas.
  • Os fabricantes deste tipo de software não são os mais reputados do mercado. Esses normalmente não fazem este tipo de promoção no mercado.

A menos que não tenha dados muito críticos na sua empresa, é preferível gastar dinheiro e comprar uma solução mais poderosa, porque o risco de perder dados importantes e ficar parado alguns dias (ou mais) é com certeza muito maior do que gastar algumas dezenas de euros anualmente por cada licença.

Veja como comprar um antivírus para o seu computador.