Todos precisamos de nos defender dos vírus que podem destruir completamente os dados guardados nos nossos computadores. Existem antivírus grátis que podemos utilizar para conseguir cumprir essa tarefa.

Veja como funciona o antivírus, que basicamente procura no disco rígido por ficheiros que possam estar infectados com vírus.

Não existe nenhum método 100% seguro, porque apenas os vírus conhecidos podem ser reconhecidos e removidos. Se um ficheiro infectado foi detectado, o antivírus consegue analisar e limpar o ficheiro, mas muitas vezes não é possível porque ainda não conhece esse vírus. Nestes casos, a única alternativa é restaurar o ficheiro que foi corrompido ou, em último caso, apagar o ficheiro do disco rígido.

Quando muitos ficheiros do disco foram afectados, é preferível reformatar o disco rígido e depois reinstalar o sistema operativo de raiz, para que seja carregado sem qualquer problema. Mesmo este sistema pode não limpar todos os vírus, já que existem alguns que infectam os sistemas de boot dos computadores e não são removidos com a reinstalação da máquina. Existem antivírus que conseguem limpar o boot-sector do computador.

Antivírus grátis

Aqui ficam alguns antivírus gratuitos, em modelo de freeware ou open-source, que podem ser utilizados sem limitações.

Antidote Super Lite

É a versão freeware do Antidote comercial e utiliza a mesma base de dados da versão comercial.

Avast!

O Avast! tem uma edição gratuita para utilizadores domésticos e para uso não comercial, com funcionalidades limitadas relativamente à versão comercial.

AVG Free Edition

O AVG funciona em Windows e Linux e é um dos melhores antivírus gratuitos para uso pessoal que existem no mercado.

Avira Anti-Virus

Um antivírus que é suportado em vários Sistemas Operativos, como Windows, Linux, Free BSD e Solares.

Consegue detectar e remover mais de 50.000 vírus e tem suporte gratuito.

ClamWin

Open-source para Windows que integra com e-mail para analisar o correio electrónico que recebemos. Permite também agendar as pesquisas e faz uma actualização automática da lista de vírus.

Veja também quando deve optar entre um antivírus grátis e comercial.