Este artigo faz parte da preparação para uma entrevista de selecção, que inclui as várias fases que tem de percorrer antes da entrevista, para aparecer confiante e garantir o sucesso.

Deve começar por pesquisar sobre a empresa para a qual se pretende candidatar. De seguida, não pode deixar de treinar antes do dia da entrevista, porque praticar as suas respostas às perguntas da entrevista é muito importante.

Saiba também como ter uma resposta preparada para as perguntas típicas de entrevista dos seus pontos fortes e fracos.

Apresentação nas entrevistas de emprego

Uma das perguntas que deve fazer sempre, e quase nunca se faz, é saber qual é o código de vestuário para a entrevista, para não aparecer deslocado do ambiente da empresa.

No caso de não conseguir saber esta informação, é sempre preferível vestir-se mais formal do que o contrário. Apenas se souber que a empresa tem um código de conduta totalmente informal é que pode deixar de ir com um vestuário profissional.

Garanta também que tem os pormenores mais básicos bem cuidados, como é o caso do cabelo, das unhas, da barba, etc.

Se é fumador ou bebe café tenha também atenção ao seu hálito. Escove os dentes antes da entrevista ou, pelo menos, mastigue uma pastilha antes de chegar ao local da entrevista. A pastilha tem de sair fora antes de entrar nas instalações da empresa.

Não abuse no perfume, para que não distraia o entrevistador com um cheiro demasiado forte. Coloque apenas o suficiente para que consiga ser detectado quando alguém se aproxima bastante de si, como é o caso dos cumprimentos iniciais.

Apresente uma postura correcta, com a cabeça bem erguida, com as costas bem direitas, um sorriso natural e uma aparência relaxada.

Lembre-se de uma altura em que esteve particularmente confiante e use essa postura para todas as entrevistas de emprego. Saiba também como conhecer o seu entrevistador.