Este artigo faz parte da preparação para uma entrevista de selecção, que inclui pesquisa sobre a empresa para a qual se pretende candidatar e treinar antes do dia da entrevista, porque praticar as suas respostas às perguntas da entrevista é muito importante.

Conhecer os fortes e fracos

Veja a lista das perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego e prepare-se convenientemente para elas.

Pense em perguntas relacionadas com a sua visão do futuro da carreira, da sua situação mais difícil enquanto trabalhador, o seu emprego preferido, o tipo de pessoas com que gosta de trabalhar e por aí adiante.

Gaste algumas horas a pensar sobre estas perguntas típicas de entrevistas, porque servirão para as suas próximas entrevistas de trabalho. O melhor é escrever as respostas para não se esquecer passados alguns dias.

Assim é menos provável que responda de uma forma que não queria a uma pergunta de selecção, só porque não conseguiu antecipar essa pergunta e não estava preparado com uma resposta à altura. As respostas dadas no momento, sem pensar, podem sair da forma contrária à que queremos.

As empresas têm perguntas de entrevista que são autênticas armadilhas e os menos preparados caem sempre nesses truques. Por isso, prepare-se muito bem porque encontrar um emprego de que se gosta é muito gratificante e não quer deixar passar essa oportunidade só porque não lhe apeteceu perder muito tempo a preparar a entrevista de trabalho.

Algumas perguntas típicas sobre o comportamento dos candidatos, incluem:

  • Como resolve conflitos com colegas, subordinados ou chefes.
  • Quando demonstrou iniciativa no passado.
  • O que fez quando um cliente se mostrou zangado consigo ou com a sua empresa.
  • Como reage ao incumprimento de um prazo.

Existem estas e muito mais perguntas na entrevista que lhe podem complicar muito a tarefa, por isso fique preparado. Saiba também como se apresentar nas entrevistas de emprego.