A navegação no seu site deve ser muito simples e responder a todas as questões que os visitantes possam ter. Sempre que possível, deve seguir a regra dos três cliques, ou seja, o visitante deve conseguir aceder a qualquer área do site em apenas três cliques. Menus complexos e cheios de design podem complicar bastante esta tarefa. Este artigo faz parte de uma série de artigos que explica o funcionamento básico para quem quer criar sites de comércio electrónico.

Além da regra mencionada é também importante que existam algumas páginas de referência para um site organizado. Aqui ficam essas páginas.

Sobre Nós

Principalmente num site de comércio electrónico, a confiança é essencial para o sucesso. Uma página “sobre nós” permite aumentar essa confiança. Deve fornecer informação resumida sobre o seu negócio, as suas responsabilidades e a sua visão.

Sempre que possível, coloque o nome da sua empresa, bem como a morada e contactos. Lembre-se que está a pedir dinheiro a visitantes da internet que chegaram ao seu site através de um motor de busca.

Há muitos compradores que precisam de conhecer melhor a empresa a quem vão comprar um produto. Quando tiver o seu site de comércio electrónico, olhe para as estatísticas e vai ver que essa página aparece no topo das visitas.

Coloque fotografias do edifício, fotografias dos principais elementos da empresa e fundamentalmente os contactos para os clientes. Ninguém gosta de comprar um produto sem que exista uma forma de contactar o vendedor.

Documentos Informativos

Muitos dos visitantes que vai receber não estão prontos para fazer a compra imediatamente. Estão apenas à procura de mais informações sobre produtos e sítios de venda. Não deixe que esses clientes escapem ao seu site. Ofereça-lhes a possibilidade de download de um documento em PDF com todas as informações sobre o produto, sendo que no final do documento estará a informação sobre o seu site. Quando estiverem prontos para fazer a compra, onde pensa que vão buscar os contactos? É um princípio de marketing viral.

Conheça outras páginas importantes num site de comércio electrónico.