Há cada vez mais blogs em cada vez mais temas e com muita informação útil para os utilizadores da internet. Saiba como pode aumentar o tráfego comentando em blogs do seu nicho de mercado.

Este artigo faz parte de uma série para aprender como aumentar o tráfego do site.

A maior parte dos blogs permite que os utilizadores coloquem comentários e, dentro do comentário ou na assinatura, coloquem o seu site. Por isso, procure blogs dentro do seu nicho de mercado e que atraiam o mesmo tipo de visitantes que você pretende. Não vá comentar em todos os blogs que encontrar…

Comentários Com Valor

Da mesma forma, faça um comentário interessante para a comunidade do blog. Não chegue lá a escrever aquelas frases:

  • Muito engraçado!
  • Muito útil!
  • Concordo!
  • Discordo!
  • Visitem o meu site!

Se colocar comentários destes, o mais certo é não ser aprovado pelo webmaster do blog. Além disso, mesmo que seja aprovado o comentário é tão mau que não conseguirá incentivar os leitores a seguirem o link.

Criar Credibilidade

O seu principal objectivo deve ser o de melhorar a sua credibilidade no nicho de mercado onde pretende estar presente. Fazendo comentário inteligentes e úteis é a única forma de conseguir atrair a atenção dos outros visitantes e fazê-los chegar ao seu site. Pode ser até que convença o próprio dono do blog a seguir o seu site.

Imagine que escreveu um blog sobre bicicletas e agora anda à procura de blogs relacionados com bicicletas. Encontrou um que faz análises a modelos de montanha, mas o artigo encontra-se incompleto e você pode dar muito mais informações sobre aquele modelo. Coloque no comentário e os outros leitores verão que você entende do que está a falar.

É de bom-tom que dê sempre uma apreciação positiva ao dono do blog, dizendo que o artigo está excelente e colocando apenas algumas notas.

É possível ganhar muito tráfego gratuito a comentar nos blogs certos, mas também é possível perder muito tempo e não ter resultados. É uma questão de escolher os blogs certos e de participar na comunidade criando valor.

No próximo artigo, vamos ver como pode fazer a troca de links e aumentar o tráfego de forma a criar valor para o seu blog.