Os fóruns são locais de discussão na internet que pode aproveitar quando pretende divulgar determinados artigos e atrair tráfego para o seu site.

Este artigo faz parte de uma série para aprender como aumentar o tráfego do site.

Participar em Fóruns

É importante que escolha fóruns que sejam dentro do seu nicho de mercado, para que o tráfego seja feito de leitores que partilham os mesmos interesses.

Se participar num fórum como especialista em determinado nicho, conseguirá atrair a atenção de outros leitores. É tráfego gratuito para o seu site. É preciso ganhar credibilidade através de uma participação inteligente.

Uma das formas de divulgar o seu site é colocando o endereço na sua assinatura do perfil. Sempre que escrever uma mensagem no fórum, a sua assinatura aparecerá no final, com o seu endereço destacado.

Procure um ou mais fóruns que encaixem dentro do seu nicho de mercado. Também não vale a pena participar em dezenas de fóruns, porque não conseguirá acompanhar e ter uma presença regular de qualidade.

Depois de escolher o fórum onde quer participar, registe-se e comece a visitar frequentemente as conversas abertas. Sempre que tenha algum conselho interessante, partilhe com os outros membros do fórum. Ao longo do tempo irá ganhar credibilidade perante os outros membros, ganhando assim tráfego de qualidade para o seu site. A vantagem é que os visitantes que vêm de fóruns já o conhecem e consideram-no uma autoridade, estando mais receptivos a recomendações que você faça no seu site. É mais fácil vender produtos e serviços a este tipo de visitantes.

Como vai deixar mensagens em várias páginas dos fóruns, conseguirá também mais backlinks para o seu site. Alguns dos quais podem ser de qualidade, se conseguirem um bom pagerank.

Encontrar Fóruns

Se é um especialista num determinado nicho de mercado, provavelmente já conhece e frequenta fóruns relacionados com o tema do seu site. Se não o faz, procure no google porque encontrará com relativa facilidade. Existem fóruns para praticamente tudo o que possa imaginar.

No próximo artigo continuaremos a analisar outras formas de promover o seu site e aumentar o tráfego.