Existem dezenas de motores de busca em português e milhares de motores de busca em todo o mundo, mas a maior parte é irrelevante no que diz respeito a trazer tráfego para o seu site.

Este artigo faz parte de uma série para aprender como aumentar o tráfego do site.

motores de busca tráfego

Os motores de busca mais populares são:

Mesmo para encontrar informação em português, estes são os mais utilizados pelos utilizadores. No entanto existem bons sites locais, como é o caso do sapo.pt ou do uol.com.br.

Deve focar as suas atenções para a divulgação do site nestes motores de busca principais, em vez de perder o seu tempo a tentar submeter a todos os motores de busca existentes na internet. Muitos deles não são mais do que espelhos dos principais, por isso basta que apareça nos grandes.

O Google, por exemplo, é capaz de enviar mais de 75% do tráfego da maioria dos sites na internet.

Conteúdo Suficiente

É importante que tenha conteúdo suficiente para poder ser indexado com relevância nos motores de busca.

Aqui ficam os links para submeter a alguns dos principais:

Não espere que o seu site seja indexado imediatamente. Pode levar semanas ou meses até que comece a aparecer nos resultados. O Google era dos que demorava mais a adicionar novos sites, mas agora é bastante mais rápido.

Para confirmar se já aparece nestes motores de busca, coloque o endereço do seu site directamente na caixa de pesquisa. Se aparecerem resultados, os primeiros serão com certeza do seu site.

Não cometa o erro de submeter mais do que uma vez, porque corre o risco de ser banido das listagens destes motores de busca. Tenha paciência e continue a criar conteúdos interessantes.

Lembre-se que o mais importante é ter muito conteúdo. É disso que vivem os motores de busca.

No próximo artigo vamos ver como aumentar o tráfego comentando noutros blogs.