Actualmente, os motores de busca utilizam a popularidade dos links como um dos factores mais importantes para conseguir colocar um site nos primeiros lugares. É talvez o mais importante…

Este artigo faz parte de uma série para aprender como aumentar o tráfego do site.

O Google e os outros motores de busca sabem que se o seu site tem muitos links de outros sites, é porque deve ser importante. No entanto, como havia muita gente a tentar enganar os motores de busca, adicionando links de várias fontes, estes passaram a dar mais importância à qualidade do que à quantidade. É preferível ter 1 link de um site importante no seu nicho de mercado do que ter 100 links de sites irrelevantes para o seu tema.

Trocar Links Relevantes

Como links de sites diferentes são irrelevantes para o seu nicho de mercado, mais vale concentrar as suas atenções nos poucos sites que lhe interessam. Todos os outros serão descartados pelos motores de busca.

Claro que não conseguirá links dos seus concorrentes, no entanto é possível conseguir links de sites que complementam as suas informações. Por exemplo, se tiver um site sobre ganhar dinheiro, pode trocar links com sites sobre investimentos, negócios, emprego, etc.

Além dos links serem irrelevantes para os motores de busca, também não levarão tráfego qualificado para o seu site. Se escreve sobre ganhar dinheiro e recebe um visitante que vem de um site sobre relógios, não espere que ele fique muito tempo…

Links Contextuais

Os melhores links são os que aparecem dentro do conteúdo do artigo, porque funciona como complemento para a informação que você está a dar. Voltando ao exemplo de ganhar dinheiro, se você fizer um artigo sobre as formas de ganhar dinheiro a investir em acções, pode colocar um link para um site que ensine tudo sobre investimentos na bolsa de valores.

Os motores de busca sabem interpretar o contexto do seu site e darão pontos ao link, porque está relacionado com o que está a escrever.

Aproximação à Troca

Sempre que seja você a iniciar o pedido de troca, descreva as vantagens para o dono do outro site. Não basta chegar e dizer que deviam trocar links. É importante referir os benefícios que ambos terão (principalmente a pessoa com quem vai trocar os links).

No próximo artigo, vamos ver a vantagem das feeds e guest posts para ganhar tráfego para o seu site.