O termo auto ajuda significa a melhoria em qualquer área que é conduzida pela própria pessoa, com recurso a algumas técnicas. Pode por exemplo querer melhorar economicamente aprendendo a investir, emocionalmente aprendendo a meditar ou intelectualmente aprendendo estatística e probabilidades.

A forma mais usual de auto ajuda é lendo informação disponibilizada, gratuitamente (na Internet por exemplo) ou através de livros, sendo também frequente o contacto com outras pessoas que desejam também auto ajudar-se. O fenómeno da auto ajuda foi tão divulgado que existem centenas de livros editados anualmente e alguns chegam a ser campeões de venda (por exemplo, o livro ‘O Segredo’).

Grupos de auto ajuda

Os grupos de auto ajuda proporcionam algumas vantagens que os profissionais não conseguem alcançar, como a amizade, a troca de experiências e a sensação de união dos participantes. Os grupos de doenças de saúde são dos que mais grupos de auto ajuda têm, sendo o mais conhecido de todos talvez os Alcoólicos Anónimos, que ajudam pessoas com problemas com a bebida.

Livros de auto ajuda

Já existem escritos sobre auto ajuda desde há muitos séculos atrás, com grandes filósofos e pensadores a darem a conhecer as suas teorias daquelas épocas. Os ditados e provérbios são um bom exemplo das mensagens que são transmitidas através de pequenos pensamentos e que conduzem a uma reflexão profunda de quem a lê pela primeira vez.

Temas de auto ajuda populares

Como já se viu, a auto ajuda pode ser de qualquer tema, mas há alguns mais populares, como Desenvolvimento Pessoal (gestão do tempo, gestão de stress, liderança, motivação) e saúde.

Os livros técnicos podem também ser considerados de auto ajuda, porque ensinam actividades técnicas como desenhar, tocar piano, nadar, jogar xadrez, etc. É só pensar em algum tema que queira aprender e certamente encontrará um livro sobre auto ajuda relacionado.

Problemas da auto ajuda

O principal problema que encontramos na auto ajuda é o facto de existirem certos autores que prometem resultados milagrosos rapidamente, sendo os mais famosos os livros de dietas para perder peso em 24h…

Por isso, quando se fala em auto ajuda (e em qualquer outra coisa) deve ter em atenção as soluções fáceis, porque elas não existem.

Informe-se, antes de comprar um livro ou um programa áudio, sobre o autor e conheça o que outros compradores dizem sobre o livro. O site da Amazon, por exemplo, tem as análises dos leitores e por aí consegue saber se a maioria das opiniões é positiva ou negativa e quais os comentários negativos que apontam ao produto.

Deverá olhar para a auto ajuda como uma forma de se desenvolver em várias áreas e estar sempre a aprender e a melhorar as suas condições físicas e psicológicas. Seja através de livros, fóruns na Internet ou grupos de pessoas com os mesmos desejos, o importante é que a auto ajuda faça de si uma pessoa melhor depois de passar pelo processo.