Os blog são adorados pelos motores de busca e fazendo algumas coisas simples poderá criar e optimizar o seu blog de forma mais eficiente.

Este é um pequeno guia que o ajudará a optimizar um blog em WordPress, para que este seja indexado de forma mais eficaz, recorrendo a alguns plugins que o ajudarão em SEO.

Como Criar Sitemap

Um dos plugins mais utilizados é o Google XML Sitemap que gera um mapa dos artigos do seu site num formato que é facilmente reconhecido pelos motores de busca de maior dimensão, como o Google, o Yahoo! ou o MSN.

Depois de activado no WordPress, este plugin irá fazer maravilhas pelo ranking do seu blog, tanto no Google como no Yahoo.

Estes plugins estão sempre a ser actualizados, por isso certifique-se que vai acompanhando a sua evolução e as novas funcionalidades que vão lançando.

Título No Post

O título de cada post é uma das mais simples tarefas para ter uma boa indexação. Existem dezenas de plugins que o ajudarão a fazer isso, como é o caso do All-In-One Seo ou do Optimal Title.

Uma das tácticas é colocar o nome do blog no final do artigo, em vez de aparecer no início (o que é mais frequente). Desta forma os motores de busca iriam dar maior peso às palavras que aparecem em primeiro lugar.

META Tags

As META Tags são etiquetas especiais que ajudam os motores de busca a compreenderem o conteúdo do artigo.

Como foram muito usadas no passado para spam, os motores de busca deixaram de dar tanto peso a essas tags, mas de qualquer forma existem algumas que deverão estar sempre preenchidas.

As principais são as ‘keywords’ que se referem às palavras-chave que o artigo considera mais importantes e a ‘description’ que é um pequeno resumo (160 palavras, no máximo) do conteúdo do artigo.

São pequenos truques muito simples, com a ajuda de software específico, mas que poderão ajudar a criar e optimizar os seus blogs.