Quer você queira criar blogs grátis ou completos, há determinadas características que são importantes para ter mais sucesso. Muitas pessoas começam um blog como um hobby e acabam por gostar tanto que tentam rentabilizá-lo para que se torne um complemento aos seus rendimentos ou até uma forma de vida.

Criar o Ritmo do Blog

Criar um blog grátis é mais simples e requer menos dedicação do que criar um blog completo (com domínio e alojamento). Isto faz com que a pressão para trabalhar seja menor. Isto faz também com que muitas pessoas abandonem os seus blogs em poucas semanas. Este é um dos motivos pelos quais deve investir algum dinheiro na criação do seu blog. Apesar de ser muito económico, sempre é uma motivação extra.

É muito simples criar posts no início, quando a motivação está nos seus picos mais altos e você tem muitas ideias para novos conteúdos. O problema aparece ao fim de algumas semanas, quando os posts começam a ser menos frequentes. Afinal, não existe qualquer pressão para que crie um novo artigo todos os dias ou todas as semanas.

No entanto, como já vimos, o conceito de um blog é precisamente o de um diário e deve ser actualizado frequentemente. Só assim conseguirá atrair e manter os seus leitores.

Ritmos Diferentes

Se começar por escrever vários artigos diariamente, rapidamente chegará a uma situação de esgotamento criativo. Ao fim de alguns dias já nem pode ouvir falar no seu blog… e ele morre.

Não deve criar um ritmo muito acelerado, principalmente no início. Comece lentamente, com um ou dois posts diários, mas fique com aquele sentimento de que deseja voltar no dia seguinte e escrever mais. Quanto mais tempo conseguir aguentar esse estado de motivação, mais tempo conseguirá escrever com entusiasmo.

O ritmo deve depender sempre da sua disponibilidade e do tipo de nicho que escolheu. Se quer escrever sobre os eventos na sua aldeia, não precisa de actualizar o blog duas vezes por dia. Se quer comentar as notícias da actualidade, aí já tem pano para mangas durante todo o ano.

O tipo de nicho é o que indica o tipo de leitores que vai ter. O blog precisa de se adaptar a essa comunidade. Se criar um blog para comentar os jogos de futebol do fim-de-semana, a sua comunidade está à espera de que haja um artigo na segunda-feira de manhã. Não pode escrever esse artigo na quarta-feira.

Como regra, tente criar um artigo todos os dias úteis, descansando durante o fim-de-semana. Ao longo das semanas seguintes, conseguirá compreender melhor a sua comunidade e a forma como reagem aos seus posts.

Mesmo quando criar blogs grátis, quanto mais conteúdo conseguir gerar, mais possibilidade tem de atrair novos visitantes, que por sua vez se transformam em leitores assíduos.

Estilo de Escrita do Blog

Um blog é um site pessoal e por isso necessita de desenvolver a sua própria voz e identidade. Um blog não é um site noticioso, que deve manter a sua posição neutra.

O mais simples é escrever de forma natural e ver como sai. Se gostar, adopte esse estilo para o seu blog.

Também não se preocupe demasiado com este factor. Se não tem interesse em desenvolver uma voz própria, esqueça e foque-se em dar conteúdos de qualidade.

Em termos de autor, isto é o que precisa de analisar. Quer seja a criar blogs grátis ou blogs seus, a forma como aborda o projecto é muito importante. Se quer saber mais, veja como criar um blog grátis com o blogger.