O que mais contribui para o sucesso de um site é o seu conteúdo porque é através dele que cria valor para os seus visitantes. É também o mais demorado porque conteúdo de qualidade não se faz da noite para o dia.
Depois do lançamento do site são muitos os que desistem ao fim de poucos meses porque não conseguem manter o ritmo de criação de conteúdos e acabam por deixar morrer o projecto.
Por isso uma das questões mais importantes é saber como ter novas ideias para continuar a escrever conteúdo que interesse aos leitores.
Os tópicos mais comuns nos sites
Existem alguns tópicos mais frequentes que outros, esses incluem:
- Partilhar conhecimento com o mundo, quando é especialista em determinados assuntos (exemplo, engenheiro informático) e pode ensinar com autoridade à maioria das pessoas.
- Análises de produtos ou serviços, quando existe uma comunidade grande ou pequena que utiliza um determinado produto (exemplo, iPhone) e gosta de partilhar as suas opiniões com outros utilizadores.
- Partilhar ideias pessoais com o mundo, porque vivemos num mundo global em que conhecer as ideias de outras pessoas passou a ser muito utilizado. Basta ver o crescimento dos reality shows na televisão…
- Comércio electrónico, porque a Internet é o mercado com mais visitantes em todo o mundo.
Como a Internet tem todo o tipo de pessoas, é fácil encontrar um tema que tenha uma comunidade, mas já é difícil encontrar um tema que seja suficientemente grande para ter conteúdo durante vários meses ou anos.
Brainstorming
Uma das formas mais utilizadas é o brainstorming, que implica gerar várias ideias num período curto de tempo. Pode ir para uma esplanada ou para a praia, com um caderno na mão e começar a ter ideias sobre tópicos relacionados com o seu site.
Não deve desenvolver nenhum dos tópicos, apenas deve identificar quais são e tentar dentro desses encontrar outros sub tópicos que possam vir a ter conteúdo interessante para o seu público. A parte de escrever conteúdo vem mais tarde.
Fazer um storyboard para encontrar conteúdo para o site
Ao fim de algum tempo as ideias começam a acabar e cada post demora mais tempo a ser criado, principalmente em sites dedicados a nichos pequenos. Nesta altura é importante gerar novas ideias, para expandir o tema para outros tópicos. O storyboard é muito útil para isso.
Equipamento necessário para o storyboard
Para poder avançar com uma storyboard necessita apenas de:
- Uma cartolina ou qualquer outra superfície que possa ficar desarrumada durante uns tempos.
- Papel autocolante para colar à superfície (como os Post-its).
- Uma caneta ou lápis escuros.
Como fazer o storyboard
Todo o processo ocorre longe do computador, apesar de ser em busca de conteúdo para colocar no site.
Aqui ficam os passos necessários para encontrar bom conteúdo:
- Escrever nos papéis tudo o que lhe vier à cabeça: ideias, notas, temas, etc.
- Cada ideia nova apenas num papel.
- Consoante vá tendo as ideias, vá colando na cartolina. Não precisa de ter nenhuma arrumação especial, vá apenas colando.
- Depois de terminar com as ideias, está na hora de começar a organização. Pode ser por temas, categorias, acções, parentesco, etc.
- Para criar um site podem ser os temas e sub temas que vão aparecendo, organizados hierarquicamente. Mais tarde poderão aparecer assim no menu.
- Num storyboard é preciso dar tempo para que as ideias amadureçam, por isso é importante afastar-se durante umas horas ou um dia.
- Quando voltar ao quadro deverá ter novas ideias e uma estrutura mais cimentada no seu cérebro.
- Pode repetir o processo desde início para as novas ideias até deixar de ter novas ideias. Depois está na altura de criar o conteúdo.
O storyboard permite esquematizar as ideias e gerar novos temas para que depois possamos dedicar-nos aos conteúdos de qualidade.
Sem Artigos Relacionados.