2017/01/18

Ideias Para Criar Conteúdos Para o Site

O que mais contribui para o sucesso de um site é o seu conteúdo porque é através dele que cria valor para os seus visitantes. É também o mais demorado porque conteúdo de qualidade não se faz da noite para o dia.

Depois do lançamento do site são muitos os que desistem ao fim de poucos meses porque não conseguem manter o ritmo de criação de conteúdos e acabam por deixar morrer o projecto.

Por isso uma das questões mais importantes é saber como ter novas ideias para continuar a escrever conteúdo que interesse aos leitores.

Os tópicos mais comuns nos sites

Existem alguns tópicos mais frequentes que outros, esses incluem:

  • Partilhar conhecimento com o mundo, quando é especialista em determinados assuntos (exemplo, engenheiro informático) e pode ensinar com autoridade à maioria das pessoas.
  • Análises de produtos ou serviços, quando existe uma comunidade grande ou pequena que utiliza um determinado produto (exemplo, iPhone) e gosta de partilhar as suas opiniões com outros utilizadores.
  • Partilhar ideias pessoais com o mundo, porque vivemos num mundo global em que conhecer as ideias de outras pessoas passou a ser muito utilizado. Basta ver o crescimento dos reality shows na televisão…
  • Comércio electrónico, porque a Internet é o mercado com mais visitantes em todo o mundo.

Como a Internet tem todo o tipo de pessoas, é fácil encontrar um tema que tenha uma comunidade, mas já é difícil encontrar um tema que seja suficientemente grande para ter conteúdo durante vários meses ou anos.

Brainstorming

Uma das formas mais utilizadas é o brainstorming, que implica gerar várias ideias num período curto de tempo. Pode ir para uma esplanada ou para a praia, com um caderno na mão e começar a ter ideias sobre tópicos relacionados com o seu site.

Não deve desenvolver nenhum dos tópicos, apenas deve identificar quais são e tentar dentro desses encontrar outros sub tópicos que possam vir a ter conteúdo interessante para o seu público. A parte de escrever conteúdo vem mais tarde.

Fazer um storyboard para encontrar conteúdo para o site

Ao fim de algum tempo as ideias começam a acabar e cada post demora mais tempo a ser criado, principalmente em sites dedicados a nichos pequenos. Nesta altura é importante gerar novas ideias, para expandir o tema para outros tópicos. O storyboard é muito útil para isso.

Equipamento necessário para o storyboard

Para poder avançar com uma storyboard necessita apenas de:

  • Uma cartolina ou qualquer outra superfície que possa ficar desarrumada durante uns tempos.
  • Papel autocolante para colar à superfície (como os Post-its).
  • Uma caneta ou lápis escuros.

Como fazer o storyboard

Todo o processo ocorre longe do computador, apesar de ser em busca de conteúdo para colocar no site.

Aqui ficam os passos necessários para encontrar bom conteúdo:

  • Escrever nos papéis tudo o que lhe vier à cabeça: ideias, notas, temas, etc.
  • Cada ideia nova apenas num papel.
  • Consoante vá tendo as ideias, vá colando na cartolina. Não precisa de ter nenhuma arrumação especial, vá apenas colando.
  • Depois de terminar com as ideias, está na hora de começar a organização. Pode ser por temas, categorias, acções, parentesco, etc.
  • Para criar um site podem ser os temas e sub temas que vão aparecendo, organizados hierarquicamente. Mais tarde poderão aparecer assim no menu.
  • Num storyboard é preciso dar tempo para que as ideias amadureçam, por isso é importante afastar-se durante umas horas ou um dia.
  • Quando voltar ao quadro deverá ter novas ideias e uma estrutura mais cimentada no seu cérebro.
  • Pode repetir o processo desde início para as novas ideias até deixar de ter novas ideias. Depois está na altura de criar o conteúdo.

O storyboard permite esquematizar as ideias e gerar novos temas para que depois possamos dedicar-nos aos conteúdos de qualidade.

Speak Your Mind

*