A recente entrada no mercado do MEO e do ZON HD-DVR, que anunciam a Alta-Definição (HD) de forma um pouco duvidosa, tem suscitado algumas dúvidas sobre se o que realmente apresentam é verdadeira Alta-Definição (HD) ou simplesmente Upscaling. O objectivo deste artigo é informar os leitores, de forma simples, alguns dos termos associados ao HD e ter noção do que é o Upscaling.

Convém salientar logo à partida que o facto de adquirir uma destas Box’s não lhe garante Alta-Definição em nenhum dos serviços. Aliás, pode mesmo perder qualidade ao assistir a canais de TV que não sejam transmitidos nativamente em Alta-Definição (HD), dependendo das ligações que usar, porque ao receber o sinal standard através de uma ligação digital, todos os pequenos artefactos da imagem e imperfeições serão mais visiveis.

Outra nota a salientar é que, o facto de ser feito o Upscaling em alguns canais, isto pode não ter a ver com o serviço, mas sim à forma como estes são difundidos originalmente, pelo próprios canais.

HD-Ready vs Full-HD

Antes de mais, e para os mais leigos na matéria, para poder usufruir da Alta-Definição (HD) terá de ter uma TV LCD ou uma TV Plasma, com a indicação HD-Ready, ou seja, capazes de uma resolução nativa de 1280×720 (720p). 720p (HD-Ready) é a resolução mais baixa no que toca ao HD, mas o standard num futuro muito próximo será a resolução de 1920×1080 (1080i ou 1080p). O p e o i, representam a forma como é feito o varrimento da imagem. 1080i representa um varrimento de imagem interlaçado (primeiro são preenchidas as linhas ímpares e num segundo varrimento, as linhas pares) de menor qualidade (quase imperceptível) , enquanto que na resolução de 1080p, o denominado Full-HD, o varrimento é feito de forma progressiva e de uma só vez.

Para visualizar conteúdos em HD, terá obrigatoriamente de usar qualquer uma das seguintes entradas na sua TV:

- YPbPr (entrada de componentes, cores, verde, azul e vermelha)
- HDMI
- DVI

Upscaling

A TV conforme é difundida actualmente, na maioria dos casos é ainda em definição standard (SD), ou seja numa resolução que varia entre os 704×576 e os 720×576 (norma Europeia -  PAL). Conforme disse anteriormente, apesar das Box’s HD da ZON e da MEO, difundirem os canais digitalmente, não implica que os canais sejam transmitidos em Alta-Definição (HD), conforme anunciam. São ainda muito poucos canais que difundem em resolução nativa HD. Apesar disso, vários canais são anunciados como HD, quando na realidade o que é feito é simplesmente um Upscaling da resolução de imagem.

Upscaling é o processo que converte o sinal de vídeo standard (SD), para Alta-Definição (HD) através de um scaler de video, preenchendo matematicamente os pixeis da imagem até à resolução da TV de Alta-Definição e à sua quantidade fisica de pixeis. Isto não torna o sinal em verdadeiro HD, mas pode melhorar dramaticamente o detalhe, a cor e a consistência da imagem.

As diferenças do Upscaling para o verdadeiro sinal HD, podem não ser facilmente perceptiveis, mas um olhar mais atento pode notar estas diferenças. Alias, quando tiver a oprtunidade de assistir a um canal verdadeiramente HD (National Geographic HD, por exemplo) vai concerteza notar diferença relativamente a um Upscaling, pois a imagem não será tão perfeita e notará concerteza alguns artefactos na imagem.

Conclusão

Apesar dos serviços de difusão em HD estarem ainda a dar os primeiros passos em Portugal, este é o caminho a seguir. Apesar de serem ainda poucos os canais em HD, este é o futuro, e garanto-lhe que depois de experimentar, vai perceber o que tem perdido até agora. Não se esqueça de procurar sempre o termo HD-Ready ou Full-HD quando for comprar a sua TV.

Links úteis:
http://www.burnyourbonus.info/hdtv-faq/faq3.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Hd_ready