Todos nós temos de cantar em determinadas alturas, nem que seja apenas a música de parabéns de alguém que faz anos. Se quer saber como aprender a cantar melhor, o suficiente para ter mais confiança, siga os próximos conselhos e aprenderá como cantar (mais ou menos) afinado.

Obviamente que, para ser um cantor excepcional é preciso mais do que apenas técnica, é preciso um dom que a maioria das pessoas não tem. Mas para aprender como cantar afinado, poderá ser mais fácil se fizer o seguinte.

Cantar com os braços afastados

Não deve cantar com os braços colados ao corpo, porque a sua caixa torácica não conseguirá expandir-se totalmente. Se afastar alguns centímetros, conseguirá encher totalmente os seus pulmões, o que faz com que a sua voz saia com mais força e clareza.

Manter os pés separados

Para aprender como cantar, afaste os pés à largura dos ombros ou coloque um pé ligeiramente à frente do outro, para que tenha flexibilidade sem deixar de estar balanceado. Se cantar sentado, deverá ter os pés bem assentes no chão e ficar com as costas direitas, mas confortavelmente.

Inspirar correctamente

Quando estiver a cantar, inspire totalmente esticando o estômago completamente para fora. Quando expirar, traga o estômago lentamente para dentro, controlando o movimento com os músculos do diafragma, conseguindo assim controlar melhor as notas que solta.

Estas dicas para aprender a cantar não são suficientes para ser o próximo Pavarotti (porque precisaria de talento inato), mas permitem-lhe ter maior controlo sobre a sua voz e as notas que produz com o seu corpo. Assim, da próxima vez que tiver de cantar, não precisa de baixar o volume da voz para fingir que canta…