A página principal de um blogue (ou de qualquer outro site) é normalmente a página mais importante no sucesso do projecto de criar um blog. Isto porque é na página principal (home page) que a maioria dos visitantes vai parar, por isso deve incluir tudo o que seja útil para ajudar os leitores.

Quando a página principal do blogue está mal construída (muito confusa, por exemplo) pode ser suficiente para ter um efeito negativo e fazer com que os visitantes acabem por nunca mais voltar. Por outro lado, se conseguirmos construir uma home page correctamente, poderemos transformar visitantes em leitores assíduos.

Deve ser um trabalho feito com minúcia porque pode significar o sucesso ou insucesso de um projecto.

Tema do blogue

Antes de começar a construir o site deve identificar o tema e a mensagem que quer passar para os leitores. Será esta a marca do blogue, da mesma forma que as grandes marcas investem em publicidade para enviarem uma mensagem aos seus clientes.

Algumas questões que pode fazer são:

  • O blogue é orientado para crianças ou adultos?
  • O blogue é para rentabilizar ou só para diversão?
  • Se for para rentabilizar, qual o método de rentabilização utilizado?
  • Quer trabalhar para os motores de busca ou para leitores assíduos?

Estas e outras questões mais específicas irão ajudar a definir a imagem que queremos passar para a blogosfera e também a construir a página inicial do blogue.

Imagem do blogue

Depois de decidir o tema é altura de começar a desenhar a imagem que quer construir, porque esse desenho irá ser o responsável por passar a mensagem desejada.

Todos os aspectos são importantes, desde a cor do tema até aos elementos que constituem a homepage. Por exemplo, no caso de querer fazer um site sobre animais domésticos não faz sentido colocar imagens de electrónica ou informática. Deverá usar um tema mais leve e divertido, que esteja associado a cães e gatos.

Elementos da homepage do blogue

Os elementos da página principal do blogue devem incluir tudo o que seja útil a quem está a chegar pela primeira vez e não sabe o que fazer.

Alguns exemplos dos elementos essenciais:

  • Opções de subscrição (feeds, e-mail, etc.)
  • Categorias
  • Novidades dos posts
  • Página de contacto
  • Página sobre o site

Quando começar a ter mais conteúdo e leitores poderá adicionar as páginas mais lidas e inquéritos.

A publicidade também poderá entrar na página principal (porque será uma página vista muitas vezes) mas deverá ter atenção para não atrapalhar os outros elementos.

É preferível que um visitante se torne em leitor do que carregue num anúncio publicitário e saia do site.

Um logótipo único também poderá ser importante na altura de criar uma marca. Embora não seja decisivo para o sucesso de um blogue, pode contribuir para criar uma imagem única na blogosfera a longo prazo. Todos conhecem o símbolo da Yahoo!, IBM, Apple ou Google.

A página principal (homepage) de um blogue é a mais importante de todas e deve ser pensada com mais pormenor do que as restantes páginas.