Se quer aprender como criar blogs grátis no Blogger, este é o artigo certo para si. Para os principiantes na internet, que desejam ter um blog só para experimentar a sensação de criar conteúdos para alguns amigos, o Blogger é uma boa opção.

As principais razões para o Blogger ser tão popular:

  • É muito fácil de utilizar
  • Existe em português
  • Pode criar a quantidade de blogs que quiser
  • É gratuito

No entanto, antes de começar já a preparar-se para criar um blog grátis no Blogger, é preciso conhecer também as desvantagens. Um dos principais problemas é a sua limitação de funcionalidades, o que faz desta plataforma praticamente inútil para sites mais avançados ou utilizadores que queiram estar on-line a longo prazo.

O Blogger apenas permite que você crie um blog, nada mais. Se quiser evoluir para um site mais completo, com fóruns, comércio electrónico, etc., o Blogger não o poderá acompanhar. É por isso que apenas deve ser utilizado como plataforma de iniciação aos blogs.

Para uma plataforma de blogs que permite fazer a evolução para um site completo, veja antes o WordPress.

Se quer avançar para um teste com o Blogger, aqui ficam algumas características.

Templates Blogger

Como blog, o Blogger é suficiente porque permite criar posts e eles são ordenados cronologicamente. O mais recente aparece em primeiro lugar e os posts mais antigos vão desaparecendo para o histórico.

Quando criar a sua conta, irá ter a possibilidade de escolher um tema gratuito. Não existem muitos temas por defeito, mas é possível encontrar bons temas mais tarde. Como no WordPress, o Blogger tem uma comunidade bastante grande e consegue-se encontrar com relativa facilidade um bom tema pago.

Criar a Conta

Só precisa de ir a Blogger.com e criar a sua conta, para depois escolher o nome do seu primeiro blog. Como já foi referido, pode ter tantos blogs quantos entender, mas não convém abusar porque pode ver a sua conta cancelada a qualquer momento.

Em termos de temas não existem restrições algumas. Pode escrever sobre o que bem entender e pode até rentabilizar o site com o Google Adsense. Aliás, o Blogger foi comprado pela empresa Google, por isso a integração entre estes dois sistemas é bastante simples.

Para criar o blog, pode utilizar a sua conta Google existente. Desta forma entra com o utilizador e palavra-chave que usa para os outros serviços Google.

Depois de entrar é preciso escolher o seu domínio, que na verdade é um subdomínio. Vai ficar com um blog do género omeublog.blogspot.com. Esta é mais uma das desvantagens.

Actualmente é possível registar um domínio e redireccioná-lo para o Blogger, dando maior liberdade aos utilizadores. Se quiser migrar o seu blog para outra plataforma, é mais simples porque só precisa de redireccionar o domínio para outro alojamento.

Só precisa de fazer isto para criar blogs grátis com o Blogger. No próximo artigo, saiba também como utilizar a zona de administração do Blogger.