2022/10/14

Ganhe Dinheiro Indirectamente

Já aqui mostrámos várias formas de ganhar dinheiro directamente a criar sites e utilizando depois vários modelos alternativos para o rentabilizar, podendo inclusivamente utilizá-los em conjunto.

Se quiser conhecer mais sobre estes modelos de rentabilização directa, veja:

Mas existem outras formas de ganhar dinheiro na Internet, com modelos indirectos de rentabilização. Aqui ficam os mais utilizados.

Vender um ebook

Este método de ganhar dinheiro on-line será dos mais antigos na Internet, continuando ainda as ser dos mais populares e rentáveis. O conceito é muito simples.

  • Criar um livro electrónico (ebook)
  • Criar um site gratuito sobre o tema, com uma página de vendas forte
  • Cobrar o valor do ebook

Normalmente o site é feito com algum conteúdo gratuito para chamar a atenção e posicionar-se bem nos motores de busca, tendo depois uma estrutura que leva todos os visitantes a uma página de venda altamente optimizada.

Vender um livro físico

O mais simples é vender um ebook porque todo o processo fica automatizado, mas existem muitas pessoas que não vêem o mesmo valor num ebook que vêem num livro físico, embora o conteúdo possa ser exactamente igual.

Na venda de livros é preciso ter um site para promover o autor (se já for considerado uma autoridade, é mais simples), depois é só ter uma editora para publicar os livros e enviar para os clientes.

Este modelo é mais complicado em termos logísticos mas poderá ser a melhor alternativa para livros com publico mais conservador (exemplo, livros sobre Direito).

Criar uma lista de e-mail

As listas de e-mails são muito poderosas em termos de marketing e da taxa de conversão de qualquer tipo de produto que seja para o publico alvo da lista que tem.

Este modelo implica construir uma lista de e-mails, o que demora algum tempo, com potenciais clientes que dão autorização para serem contactados por si.

Só em sites com muito tráfego é consegue concretizar este modelo de rentabilização, mas depois de ter uma lista de milhares de potenciais clientes é só uma questão de decidir o que lhes vai vender.

A forma mais simples de criar uma lista de e-mails e newsletters é com a AWeber.

Qualquer destes modelos já implica um bom conhecimento da forma de funcionamento da Internet, de Marketing e de Vendas, mas o potencial de ganhar dinheiro com venda indirecta é enorme para quem consegue atingir esse nível.

Ganhe dinheiro em webdesign

Mais uma alternativa para fazer um site e ganhar dinheiro na Internet é vender produtos e serviços para quem trabalha na área da Internet. O que funciona melhor são ferramentas de produtividade, design e sites já criados.

Vender ferramentas ou temas para sites

Se for um webdesigner ou tiver conhecimentos de programação pode criar ferramentas ou temas para vender a outros utilizadores que não tenham esses conhecimentos ou que estejam dispostos a pagar para não terem de perder tempo a fazer esse trabalho.

O mais simples é escolher uma ou duas plataformas, como o WordPress ou o Drupal e desenvolver funcionalidades pagas para a enorme comunidade que utiliza estes produtos de Blog e CMS.

Pode desenhar temas completos para nichos específicos, como por exemplo para floristas, imobiliárias, farmácias, etc. Tudo o que possa imaginar, desde que seja um projecto “chave na mão”.

Pode também lançar uns temas gratuitos para promover os seus serviços enquanto profissional nesta área e depois cobrar pelos serviços encomendados por clientes.

Fazer um site para vender

A última estratégia de rentabilização de um site na Internet é vendê-lo depois de concluído. O potencial de fazer muito dinheiro em pouco tempo é muito grande.

Necessita de saber como criar um site, chamar tráfego e conseguir ter algum modelo de rentabilização já implementado ou com forte potencial de ser implementado.

Depois, com base nos números que tiver (tráfego, facturação, leitores RSS, etc) conseguirá obter um valor de mercado que pode atingir, em casos extremos, os milhões de euros.

Existem mercados na Internet que lhe permitem entrar em contacto com potenciais clientes e tentar a venda.

O factor mais relevante é o dinheiro que já faz actualmente, porque isso irá permitir que um comprador saiba quanto é que o site está a render hoje e até onde o poderá levar, dependendo das ideias que pretender implementar.

Há quem faça deste negócio a principal forma de ganhar dinheiro na Internet, utilizando uma técnica que se chama “flipping websites”, criando sites de raiz para vender ou comprando alguns sites já feitos e depois de os reformular, vender com lucro.

Como Ganhar Dinheiro Com Consultoria

Dependendo do seu nicho profissional, é possível ganhar dinheiro na Internet promovendo as suas qualidades enquanto profissional para depois cobrar serviços de consultoria e formação.

Constitua-se como uma autoridade on-line

O mais complicado é conseguir constituir-se como uma autoridade no seu nicho profissional, por exemplo gestão de empresas.

Se criar um blog sobre gestão de empresas e conseguir atrair visitantes que se convertam em leitores, passa a ter uma base de seguidores muito interessante, à qual poderá depois vender os seus serviços à medida.

É necessário criar conteúdo de qualidade (assumindo que é realmente bom na sua área) para poder converter os visitantes, depois necessita de conhecer ou contratar algumas técnicas de divulgação de sites (SEO e SEM) para poder atrair os primeiros visitantes.

Não precisa de ser a maior autoridade do país para ganhar dinheiro no seu nicho, basta que seja melhor do que a maioria dos seus leitores, para que seja considerado por eles como uma autoridade na área.

A consultoria, embora não sendo um rendimento passivo, poderá render muitos milhares de euros, já que os melhores consultores do mercado cobram centenas de euros por cada hora de trabalho.

Dar formação e ser um mentor

Há muitas pessoas dispostas a pagar para aprender, é normal, até a educação tradicional utiliza esse modelo com as escolas e universidades privadas.

A educação é fundamental para nos podermos diferenciar da enorme concorrência global dos tempos modernos, por isso é perfeitamente possível atrair alguns clientes que querem aprender de forma mais rápida, com os conselhos dos melhores especialistas na área.

A educação é uma das maiores indústrias no mundo, por isso pode ensinar os outros se tem capacidades para o fazer.

Crie um programa como mentor no seu nicho de mercado, necessitando de estruturar um programa de educação que pode depois ser aplicado a vários alunos, podendo assim reaproveitar os seu trabalho para vários clientes.

Pode fazer artigos de texto que apenas estão disponíveis depois dos clientes pagarem, podem ser artigos em vídeo ou áudio que podem ser lidos também pelos seus alunos / clientes.

A vantagem da Internet é que pode captar tráfego e depois converter em clientes, independentemente da sua localização geográfica.

Pode cobrar várias dezenas de euros mensais para dar acesso a uma zona protegida do seu site, com os conteúdos de qualidade que desenvolveu.

Mesmo que tenha uma profissão mais tradicional, como é o caso da gestão de empresas, pode criar um site para ganhar dinheiro on-line da mesma forma que o faria se abrisse uma loja ou escola física.

Sem Artigos Relacionados.

Speak Your Mind

*