2017/01/16

Como Criar Um Blog (O Básico)

Para aprender como criar um blog é necessário conhecer o básico, de forma a compreender exactamente o que é e o que não é um blog. Vai saber tudo o que há para conhecer sobre blogs.

A maior parte das pessoas que chega aqui deseja criar um site ou um blog, mas depois fica sem saber exactamente o que é um e o que é o outro. Para desfazer todas as dúvidas leia o próximo artigo com atenção.

como criar um blog

Toda a Verdade Sobre Blogs

O blog é uma abreviatura inglesa de weblog, que significa um diário feito na internet. Uma pessoa que faz um blog é um blogger. Até aqui, não há grandes dúvidas.

Em termos um pouco mais técnicos saiba que um blog não é mais do que um tipo de site. Um blog é um site. No entanto, nem todos os sites são blogs.

Um blog é um site com uma estrutura especial, da mesma forma que o são os sites de comércio electrónico e os fóruns, que toda a gente conhece. Um blog é um software que se instala no servidor e que permite, a quem não tem conhecimentos de informática e programação, criar um site facilmente.

Grande Vantagem de Criar Um Blog

Qual é então a grande vantagem em criar um blog? Um blog está preparado para criar páginas com conteúdo de forma muito simples e rápida. Se utilizar um blog, não precisa de criar as páginas uma a uma para depois ter de juntar tudo num programa de edição de sites.

Quem quer criar um site de raiz, precisa:

  • Conhecer HTML, que é a linguagem de programação para a internet. Além desta, existem muitas mais, como javascript, PHP, ASP, etc.
  • Trabalhar com um programa que junta todas as páginas numa directoria que se transforma no website.
  • Após desenvolver o site, é preciso utilizar um programa de FTP para enviar os ficheiros a um servidor.

Estes passos podem demorar semanas ou meses, porque o site tem de ser construído de raiz. No passado, a criação de sites só estava ao alcance de algumas pessoas. A alternativa era contratar profissionais para a sua construção.

Com um blog, todo este trabalho ficou simplificado. Depois de estar instalado, é tão simples como escrever um documento tal como num processador de texto e carregar no botão de publicar.

como criar um blog facilmente

Explicação Simples de Criar Um Blog

Como vê, um blog não é mais do que um software que torna muito simples a criação de páginas e conteúdos para a internet.

Um blog convida a actualizações constantes, como por exemplo as suas actividades diárias ou comentários a notícias da actualidade. Pelo facto de serem sites virados para os conteúdos, os motores de busca (todos sabem o que é) gostam muito de blogs e dão-lhes muita importância. É mais simples aparecer nas primeiras posições do Google com um blog do que com um site feito de raiz, pelo menos para um principiante.

Estrutura de Um Blog

Um dos aspectos principais num blog é a sua estrutura, ordenada por data. Já deve ter reparado nos blogs que lê (como este) que todos os artigos têm a data em que foram escritos. Apesar de se poder retirar essa informação da página, a maior parte dos blogs tem esta característica, precisamente pelo facto de terem sido criados como diários on-line.

As páginas mais recentes aparecem destacadas na primeira página do blog, para que qualquer visitante consiga facilmente perceber que há novidades no site.

Criar Um Blog Pessoal ou Profissional

No início um blog era um diário pessoal, escrito principalmente por indivíduos que queriam partilhar as suas actividades diárias com amigos e familiares. Descreviam o seu dia como se de um diário se tratasse.

Com a melhoria das plataformas de blog, as empresas começaram a ver as potencialidades que este tipo de sites poderia trazer para o seu negócio. Começaram a aparecer blogs institucionais, que pretendiam criar comunidades à volta da empresa.

Alguns tipos de blogs incluem:

  • Blogs pessoais
  • Blogs profissionais
  • Blogs sobre tópicos e nichos de mercado
  • Blogs de ficção
  • Blogs em mp3

Conhecer a Estrutura de Um Blog

estrutura blogs

Agora que já sabe que criar um blog é utilizar um software instalado no servidor, já sabe para que é que se utilizam os blogs, já conhece as vantagens de criar um blog, vai também conhecer a estrutura de um blog.

Um blog é ordenado cronologicamente, sendo os artigos mais recentes os primeiros a aparecerem na página inicial do blog.

Uma página do blog é chamada de post ou artigo. O blogger entra dentro da área de administração do seu blog, carrega no botão ‘new post’ e escreve o que bem entender. No final, só precisa de publicar o novo artigo e já está. Um blog proporciona uma rapidez de criação de conteúdos impressionante. É como escrever em qualquer editor de texto familiar. Além disso, pode adicionar outros elementos gráficos, como imagens, vídeos ou sons.

Sempre que criar um post, é criada uma nova página, com um link próprio, que pode ser divulgada e promovida na internet.

Arquivos

Os posts mais antigos vão desaparecendo da página inicial conforme você for criando novos posts. No entanto, não desaparecem. Continuam a ser acedidos através dos arquivos do blog. Qualquer pessoa que entre no seu blog, consegue ler todos os artigos que você escreveu desde o início. A estrutura em que está feito o blog permite isso facilmente.

A página inicial pode mostrar tantos posts como os que você entender. Pode ser apenas o mais recente ou ter dez ou vinte. É uma opção que tem no ecrã de administração.

Depois existem elementos que são colocados nas sidebars (as barras laterais do blog) que permitem aceder a qualquer conteúdo criado no passado. Certamente já viu os calendários que deixam seleccionar qualquer dia para poder ler os posts escritos nessa data.

Categorias

Os posts mais antigos são arquivados por datas ou por categorias. As categorias são elementos muito importantes na estrutura de um blog. Permitem agrupar posts relacionados.

Se tiver um blog sobre sites, pode ter uma categoria para cada tipo de site (fóruns, blogs, comércio electrónico, chats) e colocar todos os posts dentro da respectiva categoria.

Outros Elementos Dentro do Blog

Existem outros elementos que fazem parte da tradição dos blogs e podem ser utilizados por quem entender. Aqui fica uma pequena descrição de cada um deles.

Categorias do Blog

As categorias, como já vimos, permitem agrupar posts que façam sentido. Se entrar dentro de uma categoria, poderá ver todos os artigos escritos desde o início.

Blogroll

O blogroll é ainda muito utilizado em blog pessoais e significa uma lista de sites ou blogs favoritos do blogger. Se conseguir criar um blog interessante, talvez apareça no blogroll de outros bloggers.

Autor do Blog

Se existirem vários autores no blog, os posts são arquivados por cada um desses autores. Pode ver facilmente todos os posts escritos por um deles.

Permalink do Post

permalinks

Os permanent links (ou links permanentes) são os endereços únicos de cada um dos posts. Se você colocar o endereço de um post no seu browser, vai aceder exclusivamente a esse post.

RSS do Blog

O link que permite subscrever o RSS do blog é utilizado por visitantes e leitores mais experientes. Permite que leiam os seus posts dentro de programas que agregam vários RSS e desta forma não precisam de visitar o seu blog para conseguirem ler o que escreveu.

O Google Reader é um dos sites que permite facilmente ler feeds RSS de blogs.

Comentários do Blog

Os comentários do blog são escritos pelos visitantes e utilizados para ter o feedback por parte dos seus leitores. São também importantes para incentivar conversas entre os vários leitores de um blog. É possível desactivar os comentários, se não tiver interesse nesta funcionalidade.

Trackbacks do Blog

Os trackbacks são links que podem ser utilizados por outros bloggers para comentarem os post em blogs exteriores. É um conceito um pouco mais complicado de compreender, que verá num dos próximos artigos.

Design dos Blogs

Como já vimos, um blog normal tem uma estrutura que coloca o último post no topo da página inicial. Depois, em termos de aspecto e design, existem templates criados por outros utilizadores, que podem ser instalados para que o blog fique com um aspecto mais apelativo para os seus visitantes.

Blog Design

Os templates dos blogs são páginas especiais que têm o aspecto e estrutura do site. Se não existissem os templates, cada blogger teria de criar o seu design, o que faria a criação de um blog uma tarefa monstruosa. Com um template, é só escolher e activar. Pode ficar com um site profissional em poucos minutos.

Existem templates gratuitos e templates profissionais que podem custar algumas dezenas de dólares, mas o seu custo é irrisório com o preço que teria de pagar a uma empresa de web design para ter um site ao seu gosto. Além disso, é possível fazer alterações aos templates que são carregados, mas já implica ter algum conhecimento de HTML, CSS e PHP.

Para um principiante, basta ter um template para conseguir ser dono de um blog de grande qualidade.

No artigo anterior conheceu os elementos básicos que precisa para aprender como fazer um blog. Neste artigo, vai conhecer as opções existentes para levar a cabo essa tarefa.

Este artigo faz parte de uma série para ensinar como criar um blog para principiantes.

Você pode utilizar várias plataformas para criar o seu blog, plataformas que vai conhecer nos próximos artigos, mas agora vamos ver as categorias a que pertencem, que incluem:

  • Serviços de blogs
  • Instalação do blog de raiz
  • Alojamentos com pré-instalação de blogs

A escolha principal que terá de fazer é se quer ter o blog alojado num servidor seu ou de uma empresa. A maior parte das pessoas opta por utilizar um servidor de outra empresa que já tem o blog instalado e assim apenas basta começar a escrever. No entanto, essa é a opção que se toma quando não se conhecem bem as alternativas. No final deste artigo, terá informações suficientes para tomar uma decisão acertada para as suas necessidades.

Começar Já a Fazer Um Blog

A forma mais rápida de começar imediatamente um blog é inscrever-se numa plataforma gratuita. Em 5 minutos pode começar a escrever os seus posts. No entanto, deve estar consciente de que esta decisão o vai limitar bastante para o futuro.

As opções gratuitas têm um preço elevado a pagar: as suas limitações de funcionalidades.

Se quer criar um blog básico rapidamente, pode avançar já para uma destas empresas. Se quer ter um blog completo e com possibilidade de expansão, continue a ler este artigo.

Serviços Para Fazer Um Blog Grátis

Esta é a forma mais simples e económica de criar um blog. Existem empresas que permitem a criação de blogs grátis, bastando inscrever-se nos seus serviços.

As duas empresas mais utilizadas são o Blogger.com e WordPress.com.

Estas empresas dão-lhe espaço no servidor e um software para criar um blog gratuitamente. Não precisa de mais nada. Só tem de escolher um nome para o seu blog e começar a escrever.

No caso do Blogger, vai ficar com um endereço do tipo qualquercoisa.blogspot.com.

No caso do WordPress, vai ser do tipo qualquercoisa.wordpress.com

O problema destes serviços é a sua limitação de funcionalidades. Não tem flexibilidade para levar o blog para o nível seguinte. A maior parte destes serviços nem sequer lhe deixa colocar publicidade sua.

Como Fazer Um Blog de Raiz

Se comprar o domínio e o alojamento, passa a ter tudo o que precisa para fazer um blog mais profissional e com mais funcionalidades. É a melhor forma para quem quer rentabilizar um site pessoal ou construir um site profissional. O custo anual de ter um blog é bastante baixo.

O WordPress é uma plataforma de blogs que pode ser instalada em qualquer servidor que tenha determinadas características (quase todos o têm). É um software open source e por isso pode ser utilizado sem qualquer custo.

Precisa de ter alguns conhecimentos informáticos para fazer a instalação de raiz de um blog, porque necessita de criar a base de dados, criar os utilizadores e correr o setup. Não é muito complicado, mas para uma pessoa não técnica, não é a melhor solução.

Alojamento Com Blogs Pré-instalados

Esta é a melhor opção para quem quer fazer um blog com todas as funcionalidades, mas não quer perder tempo na sua instalação e configuração.

São muitas as empresas de alojamento que trazem algumas plataformas de blog já pré-instaladas. Basta seleccionar a opção e tudo será instalado automaticamente. No entanto, para que tudo fique bem instalado, convém saber configurar as opções correctas.

Comparação Para Fazer Um Blog

Aqui fica uma pequena comparação das três opções que referimos:

Serviços de Blog

Blog de Raiz

Blog Pré-instalado

Dificuldade

Simples

Difícil

Moderada

Preço

Gratuito

Mensalidade do alojamento

Mensalidade do alojamento

Funcionalidades

Básicas

Avançadas

Avançadas

Controlo do domínio

Não

Sim

Sim

Design

Templates pré-instalados

Qualquer template

Qualquer template

Espaço

Pequeno

Ilimitado

Ilimitado

Colocar Publicidade

Só alguns

Sim

Sim

Fotos

Limitadas

Ilimitadas

Ilimitadas

O Que Precisa Para Começar

Quer você queira criar blogs grátis ou completos, há determinadas características que são importantes para ter mais sucesso. Muitas pessoas começam um blog como um hobby e acabam por gostar tanto que tentam rentabilizá-lo para que se torne um complemento aos seus rendimentos ou até uma forma de vida.

Criar o Ritmo do Blog

Criar um blog grátis é mais simples e requer menos dedicação do que criar um blog completo (com domínio e alojamento). Isto faz com que a pressão para trabalhar seja menor. Isto faz também com que muitas pessoas abandonem os seus blogs em poucas semanas. Este é um dos motivos pelos quais deve investir algum dinheiro na criação do seu blog. Apesar de ser muito económico, sempre é uma motivação extra.

É muito simples criar posts no início, quando a motivação está nos seus picos mais altos e você tem muitas ideias para novos conteúdos. O problema aparece ao fim de algumas semanas, quando os posts começam a ser menos frequentes. Afinal, não existe qualquer pressão para que crie um novo artigo todos os dias ou todas as semanas.

No entanto, como já vimos, o conceito de um blog é precisamente o de um diário e deve ser actualizado frequentemente. Só assim conseguirá atrair e manter os seus leitores.

Ritmos Diferentes

Se começar por escrever vários artigos diariamente, rapidamente chegará a uma situação de esgotamento criativo. Ao fim de alguns dias já nem pode ouvir falar no seu blog… e ele morre.

Não deve criar um ritmo muito acelerado, principalmente no início. Comece lentamente, com um ou dois posts diários, mas fique com aquele sentimento de que deseja voltar no dia seguinte e escrever mais. Quanto mais tempo conseguir aguentar esse estado de motivação, mais tempo conseguirá escrever com entusiasmo.

O ritmo deve depender sempre da sua disponibilidade e do tipo de nicho que escolheu. Se quer escrever sobre os eventos na sua aldeia, não precisa de actualizar o blog duas vezes por dia. Se quer comentar as notícias da actualidade, aí já tem pano para mangas durante todo o ano.

O tipo de nicho é o que indica o tipo de leitores que vai ter. O blog precisa de se adaptar a essa comunidade. Se criar um blog para comentar os jogos de futebol do fim-de-semana, a sua comunidade está à espera de que haja um artigo na segunda-feira de manhã. Não pode escrever esse artigo na quarta-feira.

Como regra, tente criar um artigo todos os dias úteis, descansando durante o fim-de-semana. Ao longo das semanas seguintes, conseguirá compreender melhor a sua comunidade e a forma como reagem aos seus posts.

Mesmo quando criar blogs grátis, quanto mais conteúdo conseguir gerar, mais possibilidade tem de atrair novos visitantes, que por sua vez se transformam em leitores assíduos.

Estilo de Escrita do Blog

Um blog é um site pessoal e por isso necessita de desenvolver a sua própria voz e identidade. Um blog não é um site noticioso, que deve manter a sua posição neutra.

O mais simples é escrever de forma natural e ver como sai. Se gostar, adopte esse estilo para o seu blog.

Também não se preocupe demasiado com este factor. Se não tem interesse em desenvolver uma voz própria, esqueça e foque-se em dar conteúdos de qualidade.

Em termos de autor, isto é o que precisa de analisar. Quer seja a criar blogs grátis ou blogs seus, a forma como aborda o projecto é muito importante.

Comments

  1. Arnaldo Oiveira says:

    Considero este artigo muito bom, e excelente para o utilizador que não tem conhecimentos técnicos que lhe permita construir um blog pessoal.
    Considero ainda muito importante, a temática dos conteúdos que cada blogger pode adicionar no sue blog, sem vulgarizar a importância da informação web.

  2. Alberto Batista says:

    Acedi ao vosso site (Blog) com o intuito de recolher alguma informação sobre esta temática. Gostei bastante da informação disponibilizada e como pretendo cria o meu próprio blog, vou ficar ansiosamente a aguardar a proxima edição (2), que espero venha a surgir mt em breve. Bom Trabalho

  3. JORGE RANGEL says:

    Gostei muito deste artigo,principalmente porque tenho pouco conhecimento técnico,ou seja muito pouco conhecimento,assim como eu,creio que existem muita gente,e que tambem gostariam de poder criar um blog pessoal ou profissional,fico grato por nos proporcionar esta oportunidade,fico na expectativa da proxima edição (2),um grande abraço. JORGE RANGEL

  4. Orlando Jorge says:

    A licoes sao tecnicamente boas.
    Seguirei as dicas continuamente.
    A vossa disposicao em ensinar aos demais representa muito para a socializacao do ser humano.

Speak Your Mind

*