Este artigo é a continuação da primeira parte sobre como criar um blog para principiantes, para ajudar todos os que pretendem ter uma presença na Internet e desejam utilizar uma das plataformas mais simples de o fazer, os blogues.

Persistência nos artigos

Se quer criar um site com uma comunidade forte, e não apenas para os motores de busca, precisa de ter uma boa frequência de artigos.

Não significa que precisa de fazer posts diariamente se não tiver nada para dizer de interessante, mas significa que não deve ficar 2 semanas sem fazer qualquer artigo, sob pena de começar a perder elementos na comunidade.

A melhor forma de crescer e manter uma comunidade é dando-lhe coisas novas regularmente, incentivando a partilha de ideias com comentários ou até fóruns.

Marketing do blog

O conteúdo de qualidade do blog é o factor mais importante para conseguir manter as pessoas interessadas. Mas o marketing para atrair tráfego ao longo do tempo é também essencial.

Um blog excelente sem tráfego é apenas um passatempo sem grande interesse. Um blog excelente com muito tráfego pode ser uma fonte de rendimento suficiente para deixar de trabalhar para os outros…

Atrair tráfego para o blog inclui:

  • Comentários interessantes noutros blogs
  • Participar em redes sociais
  • Trabalho de SEO

Para saber mais, conheça a importância do tráfego no crescimento de um site.

Testar, testar, testar

Não deixe que o seu blog entre em ritmo de cruzeiro. Para isso precisa de inovar regularmente, com:

  • Novas funcionalidades
  • Novos temas de artigos
  • Concursos
  • Posts convidados

Claro que isso não significa instalar plugins novos todos os dias, redesenhar o site todas as semanas, etc.

Quando aparecer uma nova funcionalidade no mercado que pode ter interesse no seu site, analise se vale ou não a pena testar na sua comunidade.