Criar um blog pode parecer uma tarefa muito complicada, mas não há nada de mais falso. É na verdade extremamente simples de fazer e pode criar um blog em poucos dias e ter sucesso ao fim de alguns meses.

Fazer um blog é a principal forma que as pessoas utilizam para terem um presença on-line, porque o conceito é muito simples e as plataformas bastante fáceis de utilizar.

Aqui ficam as dicas para criar um blog de sucesso.

Objectivos do blog

Antes de criar um blog, ou qualquer tipo de projecto, é fundamental definir os objectivos que quer alcançar.

Um blogue serve para várias coisas, como por exemplo:

Estas decisões irão fazer com que a sua abordagem seja diferente.

Defina os objectivos de rendimentos, visitantes, clientes, etc. a médio e longo prazo. Quanto quer ganhar por mês dentro de 1 ano?

Depois faça o desenho do blog, os conteúdos e o marketing de acordo com esse objectivo.

Análise de mercado

Depois de definir os objectivos é preciso conhecer a concorrência e o seu público-alvo.

Criar um site para jovens que gostam da vida nocturna é diferente de criar um site para pessoas da terceira idade que pretendem aprender inglês.

O conteúdo e o desenho devem reflectir aquilo que os seus visitantes procuram para conseguir uma identificação maior com esse público-alvo.

Criar uma marca

O blog é uma imagem e uma marca na Internet, que passa uma mensagem para a sua comunidade. Tudo deverá girar em torno desta marca, para ser consistente ao longo do tempo e não defraudar as expectativas criadas aos seus visitantes.

A consistência da marca é importante para criar uma lealdade com o site que seja mais duradoura.

É pela consistência da imagem e da marca que as grandes empresas investem em publicidade nos canais de maior abrangência, como a televisão.

Quando a BMW criar um anúncio não é apenas para dar a conhecer um novo modelo automóvel, é também para criar uma identificação com o grande público, passando assim a imagem pretendida pelos seus milionários departamentos de marketing.

A uma escala muito inferior, os blogs também vivem disso.

Continue a ver os outros passos importantes para criar um blog para principiantes.