Se quer criar um site profissional para a sua empresa ou um site para ganhar dinheiro mais tarde, a única opção é um alojamento profissional. Só assim pode garantir que o site continuará a existir no futuro e pode controlar tudo o que pretende fazer.

Vantagens de Alojamento Próprio

Alojamento próprio

Se optar por escolher um alojamento profissional, tem as seguintes vantagens:

  • Os motores de busca preferem domínios próprios.
  • Credibilidade e profissionalismo para os visitantes.
  • Pode ter e-mails a partir do seu domínio (oseunome@oseudominio.com).
  • Suporte técnico da empresa que lhe fornece o serviço de alojamento. Excelente para quem não tem experiência a criar sites.
  • Domínio único e pessoal. Pode transferi-lo para onde quiser e mantê-lo durante o tempo que entender.
  • Não precisa de colocar publicidade obrigatória.
  • Pode controlar todos os aspectos do seu site. O design, as funcionalidades, etc.
  • Pode comprar o espaço físico que precisar, sem qualquer limite.

É fácil compreender que um principiante se sinta pouco confiante na criação de um site e opte por procurar nas opções que não custam dinheiro inicialmente No entanto, com a ajuda das empresas de alojamento e de registo de domínios, criar um site é muito simples actualmente. Nem sequer precisa de conhecimentos técnicos.

Para ter uma ideia do custo que pode ter, saiba que existem empresas de alojamento que oferecem soluções a custos inferiores a 1 café por dia!

Fazer Um Site Profissional Sozinho

Se não tem tempo para aprender todos os detalhes de funcionamento técnico, não se preocupe. Com um site builder gratuito, pode fazê-lo em 5 minutos. Não acredita? Experimente o Site Builder gratuitamente e veja como é simples criar um site grátis.

Tem a possibilidade de criar sites em português. Basta mudar a linguagem do interface para Português. Teste em Site Builder.

Tudo o que precisa é adicionar o conteúdo e escolher o tipo de páginas que pretende. Pode até criar um site de comércio electrónico gratuitamente.

Processo de Criação de Um Site

Passo 1 Passo 2 Passo 3
Registar um domínio Escolher o Alojamento Criar o Site
Um domínio é o nome que o site terá e que é do tipo omeusite.com.
O domínio é registado anualmente e tem um custo muito baixo.

Pode comprar um domínio por cerca de 10€ (25 Reais).

Continue a ler para conhecer os códigos promocionais que lhe darão um desconto no primeiro ano. Pode até conseguir o domínio gratuitamente.

O alojamento (ou web hosting) é a empresa que vai disponibilizar o seu site para todo o mundo, 24 horas por dia, todos os dias.

Se escolher uma boa empresa internacional de alojamento pode conseguir preços baixos desde 10 dólares.

Já vai ficar a conhecer uma excelente opção para alojar o seu site.

Como já viu, pode criar o seu próprio site de forma simples, com a ajuda de um programa como o Site Builder.

Desde sites profissionais até sites pessoais, em poucos minutos conseguirá criar um site grátis de grande qualidade.
Se escolher uma empresa de alojamento que tenha o Site Builder, não precisará de pagar nada por este programa.

Aqui fica a explicação detalhada destes três passos.

Passo 1: Registar Um Domínio

Antes de criar um site, precisa de pensar num nome para o seu domínio. Neste site em que se encontra, o domínio é truques-dicas.com e sempre que você escrever este domínio no seu browser, irá ver este site no ecrã.

Pode escrever:

  • www.truques-dicas.com
  • truques-dicas.com
  • http://truques-dicas.com

Se quer criar um site para a sua empresa, o ideal é registar um domínio com esse nome. Se quer criar um site com outro objectivo, pense no tipo de nome que faria sentido.

Nem sempre conseguimos criar o domínio que queremos, porque pode já ter sido comprado por outra pessoa. Por isso, é bom ter algumas alternativas para escolher na hora de registar.

Os domínios são registados anualmente e têm um preço bastante acessível. Por menos de 10€ (25 Reais) conseguirá ter um domínio durante 12 meses. Se tiver um código promocional, pode até conseguir o domínio gratuitamente durante o primeiro ano.

Passo 2: Escolher o Alojamento

Uma empresa de alojamento é que ficará com a responsabilidade de manter o seu site sempre disponível na internet. Estas empresas funcionam 24h por dia e têm a capacidade técnica para resolver todos os problemas relacionados com a disponibilização do seu site online.

É importante saber escolher a empresa de alojamento, porque certamente quer que o seu site se mantenha disponível durante a maior parte do tempo. Além disso, é também importante que a empresa de alojamento tenha um excelente suporte de apoio ao cliente.

Algumas empresas oferecem ainda a possibilidade de criar o seu site gratuitamente, como é o caso da HostGator, que tem o Site Builder para os seus clientes criarem sites grátis de qualidade.

Se já escolheu o domínio, é altura de ir à HostGator e registar o domínio:

  • Se quer apenas 1 domínio, escolha a opção Hatchling.
  • Se quer alojar vários sites, escolha a opção Baby.

Se quer ajuda na compra do alojamento, veja este artigo passo-a-passo para escolher um domínio e alojamento na hostgator.

Passo 3: Criar o Site

Se optar pela HostGator, tem acesso gratuito ao Site Builder e pode fazer o seu site em 5 minutos. Esta é a melhor opção para quem não quer gastar dinheiro. Faça um teste e veja as centenas de templates que pode escolher para o seu site gratuito. Depois é só seleccionar as páginas que deseja e já está!

Tem o seu site profissional criado em 5 minutos. Se tiver dúvidas, contacte-nos.