Cada vez se vendem mais televisões plasma ou LCD, porque os preços estão cada vez mais baixos. Os ecrãs são também maiores a cada dia que passa, ultrapassando as 50 polegadas nos modelos mais caros. No entanto a média anda entre as 32 e 42 polegadas.

Resolução da televisão

Uma televisão plasma ou LCD que tenha full-HD, consegue uma resolução de 1920×1080.

Uma televisão com 1024×768 tem a denominação de HD Ready.

Não se deixe impressionar pelos números que mostram a resolução do aparelho, porque o facto de ter resoluções elevadas não significa que tenha uma melhor qualidade de imagem. Existem outros factores importantes que determinam a qualidade final da televisão plasma, entre as quais:

  • Nível das cores
  • Fluidez e contraste da imagem

Para os tamanhos das televisões existentes no mercado, a uma distância de 3 metros, não notará grandes diferenças nas resoluções de HD e full-HD. Apenas em aparelhos que têm grandes diagonais de imagem (como os videoprojectores) se nota bastante a diferença ente 768 linhas e 1080 linhas.

Ligações existentes

Uma das coisas que deverá ter mais atenção é na quantidade de fichas que podem ser ligadas às televisões de LCD, identificando antes da compra quantas fichas (e de que tipo) irá necessitar.

Existem muitos tipos de ligação, as mais comuns são:

  • SCART - mais antiga, que suporta vídeo e som no mesmo cabo. Ser para ligar videogravadores, descodificadores, etc.
  • HDMI - as ligações de alta definição, que vêm suceder ao SCART. Também transporta som e vídeo no mesmo cabo. São usadas em consolas e leitores de Blu-Ray.

Se quiser também ligar um PC, poderá utilizar as fichas VGA ou DVI.

Qualidade da imagem e som

A qualidade de imagem depende o tipo de aparelho que é ligado à televisão, seja plasma ou LCD.

Se utilizar a antena analógica, a qualidade de imagem é má em todas as televisões e apenas quando se começa a ir para a alta-definição é que os bons resultados começam a aparecer. Por isso, quando sair para comprar a televisão, saiba que tipo de aparelhos pretende utilizar para que o possam ajudar a identificar a melhor tv para esses aparelhos.

O som nas televisões plasma são de qualidade sofrível e o melhor é sempre comprar um sistema de som à parte, para conseguir aproveitar ao máximo os efeitos disponibilizados em filmes e jogos.

Consumo energético

As televisões plasma gastam muito mais do que as equivalentes LCD, normalmente associado ao brilho que necessitam para imprimir as imagens, tanto claras como escuras.

Os ecrãs plasma full-HD são os mais gastadores do grupo e têm grandes diferenças para uma televisão plasma normal.

Já no caso dos full-HD LCD a diferença de consumo para os LCD normais é muito mais baixa.

Depois de conhecer as suas necessidades e algumas características importantes, procure em várias lojas para conseguir o melhor preço numa televisão LCD ou numa televisão Plasma.