2017/01/20

Como escrever bem num blog

Escrever um bom post não é completamente diferente de escrever um bom artigo para um jornal tradicional. A mensagem é sempre o mais importante, depois é preciso adaptar a forma ao meio de comunicação onde se publica.

O mais básico consiste em:

  • Remover os erros ortográficos.
  • Remover os erros gramaticais.
  • Escrever conteúdo interessante de forma simples.

No caso da Internet, aqui ficam algumas formas de publicar o post para que seja mais útil e simples para o leitor.

Utilizar os links no blog

Não coloque links que não sejam descritivos, sendo os piores aqueles que dizem ‘clique aqui’. Além de serem maus links em termos de SEO, também não querem dizer nada para o leitor.

Prefira sempre links que sejam descritivos e que tenha as palavras-chave incluídas, como é o caso de ‘ganhar dinheiro na Internet’.

Os links no meio do texto também ajudam o leitor mas preferencialmente deverá deixá-los para o final do texto, quando toda a mensagem tiver sido dada. Desta forma dá a opção ao leitor de que existe mais informação sobre esse tema, podendo ser seguida pelo visitante.

Navegação no post do blog

Quando criar um blog vão aparecer dezenas de links na mesma página, uns relacionados com o texto, outros são do tema do blog, etc.

Todos têm uma função e todos são úteis para manter o leitor interessado nos conteúdos que escondem. Utilize-os para que um visitante não se limite a ler apenas uma página, mas antes que fique interessado na sua forma de escrever e leia outros artigos, eventualmente acabando por subscrever o blog.

Um bom conteúdo é sempre um bom conteúdo, independentemente se é num jornal, num blog ou na televisão. Depois tem de aproveitar as capacidades que o meio permite para enriquecer a informação e ser ainda mais interessante para os visitantes.

Speak Your Mind

*