Esta é a segunda parte de um artigo sobre como escrever um artigo num blog, para quem deseja crescer o projecto de forma sustentada. Se quer ler a primeira parte, veja como escrever um post num blog.

Aqui ficam outras secções importantes dos artigos dos blogues.

Autor do artigo do blogue

O autor do artigo identifica quem o escreveu, sendo a sua utilidade grande no caso dos blogues com múltiplos autores.

Quando se carrega no link do autor somos levados para uma página de apresentação sobre o mesmo.

No caso de blogues individuais ou blogues que não tenham grande interesse em saber quem escreveu o post, não tem muita importância.

Imagens no artigo do blogue

As imagens e fotografias em geral proporcionam um alívio visual em páginas que são muito carregadas de texto.

Quando os posts apenas contêm muito texto, pode tornar-se cansativo para o leitor. Algumas imagens para separar secções do artigo podem funcionar bem como ponto de descanso para o visitante.

Além disso, um post com imagens tem um look mais profissional.

Os motores de busca também já começam a interessar-se por pesquisa de imagens, pelo que poderá também atrair mais tráfego de visitantes que procuram um determinado tema por uma fotografia.

É importante que as imagens também sejam dentro do mesmo tema do artigo, para não distrair os leitores.

Links no artigo do blogue

Os posts permitem ao autor colocar links para outros sites, normalmente para citar as fontes oficiais de uma notícia à qual damos depois a nossa opinião.

Deverá ter cuidado na forma como utiliza os links, para garantir que nunca faz ligações a sites que não confie.

Um site que hoje pode conter informação interessante, no futuro pode ser um repositório de SPAM. É preciso linkar apenas sites credíveis.

Comentários no artigo do blog

Depois do post, existem os comentários que permitem aos leitores participarem numa discussão ou adicionarem novos dados ao tema do artigo.

Se quiser criar uma comunidade à volta do blog, a moderação dos comentários pode ser uma decisão importante para garantir o sucesso do projecto.

Quando activar os comentários terá de estar com atenção e responder a todos os comentários que sejam de interesse para a conversação.

Um artigo de um blogue é constituído por várias secções muito bem definidas, todas com uma função importante.