2017/01/18

Como escrever um post de um blog

Se acabou de criar um blog com a sua plataforma escolhida, está na hora de começar a escrever os artigos (posts) que são a parte fundamental de qualquer site de sucesso.

Conceito de um blog

Uma das características importantes no blog é a forma como os artigos são ordenados. Todos os artigos são ordenados cronologicamente do mais recente para o mais antigo, significando que os posts mais recentes aparecem sempre na primeira página.

Desta forma, a página principal do blog aparece sempre com novidades para os visitantes regulares.

Para atrair os leitores regulares a virem constantemente ao blog, é preciso ter sempre conteúdo fresco.

Vamos ver as partes que dividem um post.

Título do post no blog

O que aparece em primeiro lugar é o título do artigo, por isso deverá ser construído de forma a incentivar os leitores para que estes continuem a ler.

Além da função mencionada, os títulos são também especiais em termos de SEO porque a url do post acaba por ser constituída por esse título.

Por exemplo:

Se o post tiver o título ‘As 10 melhores formas de ganhar dinheiro’.

O url será http://meusite.com/as-10-melhores-formas-de-ganhar-dinheiro/

Este artigo seria bem construído para as palavras ‘formas de ganhar dinheiro’.

Em tópicos pouco concorridos, por vezes basta um título correcto para aparecer logo na primeira página dos motores de busca.

De notar que o título tem de ser sobre o mesmo tema do resto do artigo. Não coloque este título para depois fazer o resto do artigo a falar das suas férias de Verão…

Data do post no blog

Existem estratégias que passam por retirar as datas dos artigos dos blogs para que estes sejam intemporais e a verdade é que existem muitos visitantes que olham para as datas dos artigos para determinar se a informação é recente ou antiga.

Por defeito, os posts dos blogs aparecem sempre com a data em que foram inseridos pelo autor.

Os motores de busca também visitam os blogs que são actualizados com mais frequência do que os blogs que não o são. Isto significa que se não actualizar regularmente o blog, poderá passar uma semana ou mais até que seja visitado pelas aranhas do Google e outros motores.

Autor do artigo do blog

O autor do artigo identifica quem o escreveu, sendo a sua utilidade grande no caso dos blogs com múltiplos autores.

Quando se carrega no link do autor somos levados para uma página de apresentação sobre o mesmo.

No caso de blogs individuais ou blogs que não tenham grande interesse em saber quem escreveu o post, não tem muita importância.

Imagens no artigo do blog

As imagens e fotografias em geral proporcionam um alívio visual em páginas que são muito carregadas de texto.

Quando os posts apenas contêm muito texto, pode tornar-se cansativo para o leitor. Algumas imagens para separar secções do artigo podem funcionar bem como ponto de descanso para o visitante.

Além disso, um post com imagens tem um look mais profissional.

Os motores de busca também já começam a interessar-se por pesquisa de imagens, pelo que poderá também atrair mais tráfego de visitantes que procuram um determinado tema por uma fotografia.

É importante que as imagens também sejam dentro do mesmo tema do artigo, para não distrair os leitores.

Links no artigo do blog

Os posts permitem ao autor colocar links para outros sites, normalmente para citar as fontes oficiais de uma notícia à qual damos depois a nossa opinião.

Deverá ter cuidado na forma como utiliza os links, para garantir que nunca faz ligações a sites que não confie.

Um site que hoje pode conter informação interessante, no futuro pode ser um repositório de SPAM. É preciso linkar apenas sites credíveis.

Comentários no artigo do blog

Depois do post, existem os comentários que permitem aos leitores participarem numa discussão ou adicionarem novos dados ao tema do artigo.

Se quiser criar uma comunidade à volta do blog, a moderação dos comentários pode ser uma decisão importante para garantir o sucesso do projecto.

Quando activar os comentários terá de estar com atenção e responder a todos os comentários que sejam de interesse para a conversação.

Um artigo de um blog é constituído por várias secções muito bem definidas, todas com uma função importante.

Speak Your Mind

*