Vivo em casa própria à cerca de 3 meses. Habituado a que as tarefas domésticas fossem feitas pela minha mãezinha, é agora que tenho a noção do trabalho que dá ter a casa limpa e arrumada.

Logo que me mudei, dividi tarefas com a minha namorada. Ela ficaria responsável pela culinária e casas de banho e eu com o pó, varridelas, loiça e outros biscates. Mal habituado, lá vou eu varrendo e aspirando, limpando e partindo coisas cá por casa.

Não conformado e ciente que estas tarefas podem ser bastante cansativas e consumir muito do nosso precioso tempo, andei a estudar formas de as optimizar e até de tirar partido delas. A velha máxima - Se não os podes vencer, junta-te a eles!, pode facilmente ser aplicada às lides domésticas e com base nisso elaborei alguns truques e dicas para tirar partido delas.

Ouça música - ouvir música faz bem e ajuda-o nas tarefas

Já viu por exemplo, que qualquer tarefa doméstica, talvez com a excepção de aspirar, devido ao barulho, é uma excelente desculpa para ouvir aquele último CD que comprou, ou de ouvir a catrefada de mp3 que têm no seu PC? Deixe-se levar pela música, e oiça o género musical que mais se adapta ao que está a fazer. Um conselho, nada de música deprimente, lembre-se que se estiver triste e ouvir música triste, vai sair da hipnose e lembrar-se que está a fazer também algo triste - está a limpar a casa quando podia andar a passear…Também não aconselho Metal, especialmente se estiver perto de vidros… Coloque música alegre, e desfrute-a.
Se tiver perto de uma TV, aproveite para ouvir um concerto em DVD e desfrute também visualmente da música.

Optimize o tempo - não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Esta máxima também deve ser aplicada na tarefas domésticas. Quantas vezes não deixa empilhar montes de loiça no lava-loiças? O simples acto de colocar a loiça na máquina de lavar loiça logo após as refeições, poupa-lhe imenso tempo. Lembre-se, quanto mais loiça empilhar, mais tempo irá dispender quando a quiser colocar na máquina. O meu conselho é de que deve colocá-la na máquina, no máximo no dia seguinte, já a pensar nas jantaradas com os amigos.

Dica ecológica: Evite lavar a loiça à mão. Junte o máximo de loiça na máquina e depois ponha a máquina a lavar. Poupará muita água.

Se tiver jardim em fase de crescimento, acompanhe o crescimento da relva e vá retirando as ervas daninhas no máximo 1x por semana. Acredite que será bem mais dificil quando a relva estiver mais crescida. Falo por experiência própria.

A água é amiga das limpezas

À dias atrás enquanto varria o chão e via como o pó e a porcaria se espalhava constantemente à media que fazia os movimento tipicos do “vassoureio”, lembrei-me de molhar a vassoura. Se o pó estava constantemente a espalhar-se tinha de arranjar forma de o solidificar! Bem, resultou. Molhei a vassoura em água e foi ver o pó a juntar-se todo num grande bloco de porcaria, que eu depois facilmente depositei na pá.

Esta dica só é útil se pretender lavar depois o chão com uma esfregona, pois vai notar as manchas de água da vassoura.

Pratos na frigideira sem ficar com paredes sujas

Habitualmente, os fogões não têm protecções na parede, e cozinhar
pratos de frigideira pode ser um verdadeiro pesadelo de limpeza. O Pai da minha namorada ensinou-nos uma dica bastante útil para evitar este problema e para não ter de gastar dinheiro em protecções do IKEA.

Corte uma folha de aluminio da largura do fogão e com cerca de 15/20 cm de altura e encoste-a à parede durante a confecção dos pratos. Voilá!! Tem a sua protecção temporária a custo zero e é menos uma coisa que tem de limpar.