Se quer aprender como fazer construção de sites para divulgar o seu trabalho na internet, ou qualquer outro objectivo que tenha em mente, pode fazê-lo com um blog ou com um site completo.

Os blogs são apenas um tipo de site especial, porque organizam o conteúdo cronologicamente e permitem a colocação automática em páginas de categorias e etiquetas. Os artigos mais recentes aparecem em primeiro lugar, enquanto os artigos (ou posts) mais antigos aparecem em último lugar.

Construção De Sites Como Blogs

Os blogs são muito simples de instalar, porque já vêm com scripts automáticos que fazem todo o site. Depois só necessita de configurar um template e adicionar os plugins que deseja.

O blog tem vantagens em termos de rapidez de construção de sites, no entanto requer o mesmo trabalho para promover e aumentar o tráfego. Os motores de busca gostam bastante dos blogs porque estes são actualizados regularmente, ou pelo menos foi para isso que foram criados.

Os blogs têm algumas desvantagens, sendo a mais importante a limitação que podem criar se deseja ter um site completamente adaptado à sua medida. Os blogs são muito eficientes para o tipo de site que se propõem a fazer. Claro que poderá aprender como funciona o código de um blog e depois desenvolver a partir daí, no entanto isto significa que deixará de ser um tipo de site que se faz em poucas horas.

WordPress ou Blogger

As duas plataformas mais utilizadas na internet, por serem populares e gratuitas, são:

O Blogger é muito simples de trabalhar e qualquer pessoa em pouco tempo conseguirá ter um site no ar, no entanto falta-lhe a flexibilidade que encontramos no WordPress.

O WordPress tem os Plugins que permitem configurar e adicionar novas funcionalidades ao site, transformando-o assim num site muito poderoso.

Se não tem muita experiência na internet e que começar a fazer um site simples para os seus amigos e familiares, opte pelo Blogger porque conseguirá construir o site em poucos minutos.

Se quer ganhar dinheiro na internet ou fazer um site popular, com muitas funcionalidades, opte pelo WordPress que lhe dá mais garantias de sucesso.

A construção de sites pode ser feita rapidamente e sem grandes conhecimentos técnicos, se optar por uma destas plataformas de blog.