Se está à procura de emprego, então aprender como fazer um Curriculum Vitae é muito importante para que você demonstre todo o seu potencial a um eventual empregador, ainda antes de ter a oportunidade de estar numa entrevista e aí explicar melhor porque deve ser contratado.
A palavra Curriculum Vitae vem do Latim e significa história de vida e como o nome indica é para colocar a história da sua vida profissional e alguns factos relevantes da sua vida pessoal.
Existem vários modelos de Curriculum Vitae disponíveis, inclusivamente existe há alguns anos o Curriculum Vitae Europeu, para uniformizar este documento em todos os países pertencentes à União Europeia. No entanto, os princípios do que deve colocar quando está a fazer um Curriculum Vitae são iguais em todos os modelos.
Um Curriculum Vitae é simplesmente um anúncio para vender os seus serviços no mercado e serve para mostrar porque é que é melhor que os outros candidatos que competem consigo.
Devemos enviar um Curriculum Vitae sempre que queremos concorrer a uma vaga numa empresa directamente ou então para enviar para empresas de recrutamento on-line ou empresas de recrutamento tradicionais.
O principal objectivo do Curriculum Vitae é impressionar quem o lê, o suficiente para que consiga uma entrevista presencial, que é um tópico e tem uma preparação diferente.
Se ainda está a estudar e não tem qualquer experiência de emprego, procure no seu estabelecimento de ensino, ajuda para preencher o seu. Eles deverão ter as habilitações fundamentais do que aprendeu enquanto lá estudou, no entanto é preciso garantir que não vai copiar textualmente o que aparece nesses documentos, porque isso é o que farão quase todos e ninguém gosta de ver dezenas de Curriculum Vitae iguais quando estão a entrevistar candidatos para a sua empresa.
Antes de começar a escrever o que quer que seja, analise os empregos a que pretende concorrer e compare os seus conhecimentos com os conhecimentos que são pretendidos pela empresa. Se estiver mesmo interessado numa determinada vaga, ligue para lá e peça mais informações sobre o que se pretende do novo colaborador. As empresas maiores têm ‘job descriptions’ que detalham exactamente o que é pretendido de cada função dentro da organização. Só assim saberá se tem as qualificações necessárias para o cargo, bem como saber se é o tipo de emprego que pretende para si.
Deve incluir os dados pessoais relevantes: nome, morada, contactos e data de nascimento.
Coloque os locais onde estudou, começando pelos mais recentes, ou seja, a sua escola básica deverá ser a última linha. Detalhe a sua educação mais recente e resuma a educação mais antiga, já que esta não é muito relevante para uma função profissional.
Nesta secção deverá também incluir todos os cursos e formações que tenham contribuído para a sua educação académica.
Aqui também deverá colocar as suas experiências mais recentes em primeiro lugar. Os dados importantes nesta informação são:
Cada vez mais as empresas olham para esta área do Curriculum Vitae porque querem ter pessoas que sejam sociáveis, que demonstrem empenhamento, responsabilidade e capacidades de liderança. Por isso coloque aqui essas actividades, se as praticar na sua vida pessoal.
Interesses mais pessoais, como colecção de peixes de água doce e derivados, já não terão tanto interesse para a pessoa que está a ler o documento.
Para fazer um Curriculum Vitae completo deve incluir todas as informações que podem ser relevantes para um emprego e não mais do que isso. Por isso, nesta área deverá colocar competências como:
Se tiver feito um bom trabalho nas empresas por onde passou, coloque aqui os contactos de pessoas que trabalhem lá (preferencialmente seus antigos chefes) para que possam dar a opinião deles acerca do seu desempenho enquanto colaborador.
Se quiser, pode também colocar o contacto de algum professor que possa também referenciá-lo positivamente.
Existem dois tipos de Curriculum Vitae, com algumas diferenças entre eles.
Quando está a fazer este Curriculum Vitae, dentro de cada área incluem-se os eventos cronologicamente, com os mais recentes inicialmente.
Neste modelo, analisa-se as qualificações necessárias para o emprego e constrói-se o documento dividido por áreas funcionais que se apliquem à vaga a que se candidata.
Este modelo dá mais trabalho porque é necessário adaptar a cada vaga, no entanto é mais eficaz porque tenta responder às necessidades directas das empresas.
Em termos de formação do Curriculum Vitae, bem como fazer uma carta de apresentação para acompanhar, veja como fazer um currículo bonito.
6 respostas
Como fazer um Currículo bonito | Truques e Dicas
September 28th, 2008 em 08:16
1[...] já viu como fazer Curriculum Vitae com os dados importantes, saiba agora como fazer o Currículo chegar às mãos certas. Deve fazer a [...]
sonia
March 16th, 2009 em 00:45
2obrigada pelas informações valeu.
kharlha
March 19th, 2009 em 20:27
3obrigada pela informação.valeu
Hermenegildo joao
April 8th, 2009 em 14:09
4gostaria apenas de agradecer-lhes pelas valiosas dicas aqui disponiveis
muito obrigado de certeza que meu curriculum sera bem aceite. ate ja
Elielson
May 27th, 2009 em 14:37
5Muito obrigado pela dica, estava na dúvida onde colocar a minha carta de motorista.
muito obrigado mesmo!!
cleanis
July 27th, 2010 em 22:17
6eu estou fazendo o curriculo de minha prima
as dicas ajudaram muito
bigadu
RSS feed para comentários a este post · TrackBack URI
Deixe um comentário
Categorias
Novidades
Truques e Dicas é apresentado por WordPress - BloggingPro tema de: Design Disease
Politica de Privacidade