2017/01/15

Dsenvolvimento de Sites Com Sucesso

Hoje em dia praticamente todos os negócios beneficiam com o desenvolvimento de um site comercial e quem não tem presença online está a ficar para trás em relação à concorrência. Vamos ver como funciona o desenvolvimento de sites.

São várias as acções que pode realizar quando tiver um site a trabalhar para o seu negócio. Pode pedir opiniões aos seus clientes, noticiar as novidades, criar uma lista que esteja disposta a receber promoções, etc. A única coisa que o impede é a sua imaginação.

Aqui ficam os passos para decidir como fazer o desenvolvimento de um website para si e para o seu negócio.

Ideias para o desenvolvimento de sites

A primeira coisa a fazer é ter uma ideia daquilo que gostaria de ver no website, principalmente tudo aquilo que poderia colocar que beneficiasse a sua clientela e o seu negócio.

No caso de ser um site particular também deverá ter objectivos para a construção do site, seja para ter um fórum de discussão num tema de que goste, seja para rentabilizar o site.

O desenvolvimento de um site deve resolver um problema às pessoas que o visitam, da mesma forma que montar um negócio deve responder a necessidades da sociedade.

Algumas formas de ter novas ideias são: o brainstorming e storyboards.

Identificar um mercado

Depois de ter pensado na ideia para o desenvolvimento do site, precisa de saber se existe mercado interessado na sua ideia.

Existe desenvolvimento de sites para praticamente tudo o que possa imaginar, desde motores de busca como o Google a noticias como a CNN, até sites para criadores de cães de uma determinada raça.

É preciso conhecer relativamente bem o mercado onde vai actuar para determinar todo o potencial de crescimento do site. Para isso deverá fazer algumas questões como:

  • Quem serão os visitantes do site?
  • O que é que eles vão procurar?
  • Qual a idade média dos visitantes?
  • Que outros interesses terão?
  • De que forma posso rentabilizar o site ou o negócio tradicional?

Depois de ter as ideias para o desenvolvimento do site e de ter identificado o mercado, está na altura de começar o desenvolvimento. Conheça os tipos de sites que pode fazer e o tempo que poderá, ou não, perder.

Tempo para desenvolvimento do site

Depois de descobrir o que quer fazer é altura de saber se está disposto a pagar o preço que tem de pagar para o desenvolvimento do site.

Existem várias hipóteses, desde criar um site grátis a criar um blog grátis, até criar um site complexo de raiz.

Hoje em dia é possível ter um negócio muito rentável na internet sem gastar praticamente dinheiro algum.

O tempo é também um bem precioso porque é bastante limitado na maioria dos casos, e para quem deseja fazer um site de grande potencial deverá estar preparado para perder muitas horas em frente ao computador.

Se quiser apenas fazer um site para os seus amigos, opte pelo desenvolvimento de sites com wordpress, porque além de gratuito é muito simples de utilizar.

Tipos de desenvolvimento de sites

Existem vários tipos de sites, mas normalmente existem dois grandes grupos:

  • Sites de conteúdos, como os blogs.
  • Sites de comércio electrónico, que vendem produtos.

Os sites de conteúdos requerem muito pouco investimento, mas por isso têm uma competição muito elevada. Praticamente todas as pessoas que sabem utilizar a internet podem criar um blog e ter sucesso.

Isto significa que irá competir com milhares de outros sites pela qualidade do conteúdo que consegue produzir. Nestes casos o tráfego que consegue atrair para o site é o principal factor do sucesso.

Relativamente aos sites de comércio electrónico o modelo é relativamente diferente, porque têm menos concorrência mas é uma concorrência mais forte por ser normalmente profissional.

Com um site de comércio electrónico necessita de uma elevada manutenção para garantir a actualização dos produtos, as vendas, o envio do produto, controlo de stocks, etc.

Ter uma loja online pode ser um negócio extremamente lucrativo mas toda a parte relacionada com as ordens de compra e expedição dos produtos é parecida com um negócio tradicional. Não espere ganhar dinheiro sentado no sofá.

Depois de fazer a pesquisas correctas para o desenvolvimento do website, é altura de pôr mãos à obra e decidir como vai ser feito, por si ou por outra pessoa.

Escolher o website

Depois de pensar bem sobre o desenvolvimento do website que pretende está na altura de avançar. É altura de decidir se é você que faz o desenvolvimento ou se paga a alguém para o fazer.

Se tem um perfil técnico poderá perfeitamente fazer um website de grande qualidade sozinho, mas demorará muito tempo. Se não tiver um perfil técnico será melhor pagar a uma empresa para lhe fazer o desenvolvimento do website.

Existe um mercado muito concorrido nesta área e conseguirá certamente bons preços pelo desenvolvimento de sites.

Registar o domínio e comprar alojamento

Depois de decidir o que vai fazer e como vai ser feito, é altura de escolher um nome para o site para poder registar o domínio, bem como a empresa que vai alojar o seu site.

Existem normalmente pacotes que saem mais baratos quando comprados a uma empresa. Se já sabe o domínio que quer comprar, pergunte os preços à empresa que escolheu para o alojamento. Eles conseguem fazer-lhe um bom preço no domínio se optar pelos seus alojamentos.

Se quiser um domínio gratuito também não há problema, se não estiver com intenções de o rentabilizar no futuro. Tanto o wordpress como o blogger e outros sites do género, permitem que tenha um subdomínio escolhido por si.

Se estiver a pensar a longo prazo opte por comprar um domínio próprio, porque não é caro (algumas dezenas de euros por ano) e dá-lhe muito mais flexibilidade no futuro.

Desenvolvimento do website

Como já foi referido, existem algumas hipóteses distintas para o desenvolvimento do website, se optar por faze-lo sozinho.

Aqui ficam algumas opções:

  • Compre um software que faça sites, porque são bastante económicos quando comparados com o desenvolvimento de um website por um profissional. O problema destes pacotes é que não permitem grande flexibilidade no produto final. São baseados em templates, mas são cada vez mais as soluções existentes no mercado.
  • Aprender a programar. Não é muito difícil aprender o suficiente para programar um site de raiz, mas irá demorar alguns meses até estar pronto para iniciar a sua tarefa. Se tem tempo, esta é uma boa opção até porque irá aprender novas capacidades que podem ser úteis no futuro.
  • Contratar um profissional. Se quer avançar imediatamente com o site e não quer perder muito tempo, esta é a melhor solução. É também a solução mais cara, mas a que garante resultados mais profissionais porque poderá ter um website ao seu gosto.

Depois de terminado o desenvolvimento de site é preciso fazer a sua promoção na internet, em todos os locais possíveis sem nunca ser acusado de fazer spam. Conheça os passos ideias para fazer esse crescimento.

Crescimento do website

Na fase de desenvolvimento do website deverá estar já preparado para atrair certas palavras-chave dos motores de busca, que são uma fonte de tráfego muito importante na internet.

Se estiver a desenvolver um website sobre cães, deverá ter páginas optimizadas para as raças de cães existentes, como por exemplo:

  • Dar banho ao cão
  • Comprar um cão
  • Cuidados básico com um cão
  • Pastor Alemão
  • São Bernardo

São muitas as ferramentas que permitem escolher as melhores palavras-chave dentro dos vários temas.

Deverá depois utilizar essas palavras estrategicamente no seu website. Se quer saber mais, leia os artigos sobre optimização de sites.

Testar o desenvolvimento do website

Antes de colocar o website online deverá fazer testes durante alguns dias (ou semanas se for um site grande) para ter a sensibilidade das dificuldades que os seus visitantes irão encontrar.

Melhor ainda é pedir a alguém que teste o seu website porque assim garante que é uma pessoa que está a navegar pela primeira vez, encontrando todas as dificuldades que um visitante encontrará no futuro.

Um dos maiores problemas dos sites é a facilidade de navegação, sendo um factor muito importante para quem chega pela primeira vez e depois de ler o artigo não sabe muito bem o que fazer. Muitas vezes acabam por sair do site para nunca mais voltar.

Publicitar o website

Depois de criado e testado, é altura de divulgar o website na internet.

Comece por submetê-lo a directorias e motores de busca.

Diga aos seus amigos que tem um website novo, para que eles digam aos amigos deles e assim sucessivamente.

Procure fóruns e blogues para comentar e deixar mensagens com a sua assinatura apontando para o seu novo site.

Para aprender mais sobre divulgação, leia os artigos sobre como publicitar o website.

O mais importante no site é a qualidade, seja do conteúdo ou do serviço. É isto que fará com que os visitantes se transformem em leitores assíduos e clientes frequentes.

Procure um problema e tente resolvê-lo com a criação de um website. Todos saem a ganhar da situação.

Speak Your Mind

*