Se é uma pessoa que tem habilidades para os trabalhos manuais e gosta de poupar dinheiro, fazendo os seus próprios produtos, então irá gostar de aprender como fazer sabonete em casa.

Fazer sabonetes em casa pode servir para o seu uso pessoal ou até para vender se conseguir aperfeiçoar a técnica e começar a fazer sabonetes com vários tamanhos, cores, formas e perfumes.

Aprender como fazer sabonete não é difícil e toda a família pode beneficiar partilhando a execução dessa actividade.

Muitas pessoas fazem os sabonetes com glicerina porque é fácil de encontrar e consegue fazer formas bonitas para o produto final.

É necessário ter muita segurança quando estiver a fazer o sabonete, porque tem alguns riscos se não forem tomadas algumas precauções. A maioria dos sabonetes tem um ingrediente chamado hidróxido de sódio que fazia parte dos primeiros sabonetes inventados pelo homem. Este ingrediente pode ser comprado em várias drogarias ou até pela Internet, mas é preciso ter muita atenção porque fica muito quente quando misturando com outros ingredientes. Se não tivermos precaução podemos ficar queimados e ter riscos muito mais sérios se for para os olhos, podendo causar cegueira. Portanto, preste atenção à segurança antes de começar a aprender como fazer sabonete, ou qualquer outro produto caseiro.

Depois de misturar os ingredientes e colocar o líquido nas formas é preciso esperar porque o sabão precisa de secar durante três semanas antes de poder ser usado. Se usar o sabonete imediatamente após o ter misturado, ficará mole e desfaz-se em contacto com a pele.

Aqui fica um vídeo com a mistura dos ingredientes necessários para aprender como fazer sabonetes.