No artigo anterior conheceu os elementos básicos que precisa para aprender como fazer um blog. Neste artigo, vai conhecer as opções existentes para levar a cabo essa tarefa.

Este artigo faz parte de uma série para ensinar como criar um blog para principiantes.

Você pode utilizar várias plataformas para criar o seu blog, plataformas que vai conhecer nos próximos artigos, mas agora vamos ver as categorias a que pertencem, que incluem:

  • Serviços de blogs
  • Instalação do blog de raiz
  • Alojamentos com pré-instalação de blogs

A escolha principal que terá de fazer é se quer ter o blog alojado num servidor seu ou de uma empresa. A maior parte das pessoas opta por utilizar um servidor de outra empresa que já tem o blog instalado e assim apenas basta começar a escrever. No entanto, essa é a opção que se toma quando não se conhecem bem as alternativas. No final deste artigo, terá informações suficientes para tomar uma decisão acertada para as suas necessidades.

Começar Já a Fazer Um Blog

A forma mais rápida de começar imediatamente um blog é inscrever-se numa plataforma gratuita. Em 5 minutos pode começar a escrever os seus posts. No entanto, deve estar consciente de que esta decisão o vai limitar bastante para o futuro.

As opções gratuitas têm um preço elevado a pagar: as suas limitações de funcionalidades.

Se quer criar um blog básico rapidamente, pode avançar já para uma destas empresas. Se quer ter um blog completo e com possibilidade de expansão, continue a ler este artigo.

Serviços Para Fazer Um Blog Grátis

Esta é a forma mais simples e económica de criar um blog. Existem empresas que permitem a criação de blogs grátis, bastando inscrever-se nos seus serviços.

As duas empresas mais utilizadas são o Blogger.com e WordPress.com.

Estas empresas dão-lhe espaço no servidor e um software para criar um blog gratuitamente. Não precisa de mais nada. Só tem de escolher um nome para o seu blog e começar a escrever.

No caso do Blogger, vai ficar com um endereço do tipo qualquercoisa.blogspot.com.

No caso do WordPress, vai ser do tipo qualquercoisa.wordpress.com

O problema destes serviços é a sua limitação de funcionalidades. Não tem flexibilidade para levar o blog para o nível seguinte. A maior parte destes serviços nem sequer lhe deixa colocar publicidade sua.

Como Fazer Um Blog de Raiz

Se comprar o domínio e o alojamento, passa a ter tudo o que precisa para fazer um blog mais profissional e com mais funcionalidades. É a melhor forma para quem quer rentabilizar um site pessoal ou construir um site profissional. O custo anual de ter um blog é bastante baixo.

O WordPress é uma plataforma de blogs que pode ser instalada em qualquer servidor que tenha determinadas características (quase todos o têm). É um software open source e por isso pode ser utilizado sem qualquer custo.

Precisa de ter alguns conhecimentos informáticos para fazer a instalação de raiz de um blog, porque necessita de criar a base de dados, criar os utilizadores e correr o setup. Não é muito complicado, mas para uma pessoa não técnica, não é a melhor solução.

Alojamento Com Blogs Pré-instalados

Esta é a melhor opção para quem quer fazer um blog com todas as funcionalidades, mas não quer perder tempo na sua instalação e configuração.

São muitas as empresas de alojamento que trazem algumas plataformas de blog já pré-instaladas. Basta seleccionar a opção e tudo será instalado automaticamente. No entanto, para que tudo fique bem instalado, convém saber configurar as opções correctas.

Comparação Para Fazer Um Blog

Aqui fica uma pequena comparação das três opções que referimos:

Serviços de Blog

Blog de Raiz

Blog Pré-instalado

Dificuldade

Simples

Difícil

Moderada

Preço

Gratuito

Mensalidade do alojamento

Mensalidade do alojamento

Funcionalidades

Básicas

Avançadas

Avançadas

Controlo do domínio

Não

Sim

Sim

Design

Templates pré-instalados

Qualquer template

Qualquer template

Espaço

Pequeno

Ilimitado

Ilimitado

Colocar Publicidade

Só alguns

Sim

Sim

Fotos

Limitadas

Ilimitadas

Ilimitadas

Agora que já conhece as opções para fazer um blog, vai saber o que precisa para ser um bom blogger, seja num blog grátis ou não.