O WordPress é a maior plataforma para fazer um blog na internet, podendo ser extremamente simples de utilizar para principiantes sem deixar de ser muito poderoso para utilizadores mais avançados.

Vantagens do WordPress

Além de uma comunidade muito forte e dinâmica nos desenvolvimentos (são feitas actualizações várias vezes por ano), o que mais distingue o WordPress é a capacidade de configuração dada pelos plugins, widgets e temas que são disponibilizados gratuitamente (ou pagos) para que possamos ter todas as funcionalidades que desejamos.

Existem muitas plataformas para fazer um blog, podendo ser complicado escolher a correcta para aquilo que deseja fazer e não se deve apenas escolher a mais barata (ou a mais cara), é preciso definir a estratégia do blog a longo prazo, em termos de rentabilização, seo, comunidade, para compreender qual a plataforma que mais potencialidades oferecerá no futuro.

Apesar de ninguém gostar de ler manuais, é mais simples perder algumas horas a comparar as várias existentes do que mudar mais tarde porque se arrependeu.

Iniciar o blog com o WordPress

O WordPress vem em dois pacotes diferentes, veja a comparação do WordPress.com e do WordPress.org para decidir qual o melhor.

O WordPress.com é mais simples e completamente gratuito, mas poderá impedir os seus planos a longo prazo.

Com a plataforma WordPress alojada num servidor próprio é possível adicionar todo o tipo de funcionalidades para a customização do site. Não existirão limitações à inclusão de publicidade ou novos plugins que tornem a interacção com o utilizador mais simples.

Os plugins são criados e actualizados quase diariamente, por isso no modelo de alojamento é preciso perder algum tempo a tratar destas actualizações, que podem ser de correcções de segurança até novas funcionalidades.

Fazer um blog com o WordPress é uma das formas mais simples de se iniciar na Internet, mesmo que não conheça ainda muito bem como funcionam os blogues.