Também denominado por Diagrama Organizacional, ou Organigrama, um Organograma é um diagrama que representa a estrutura de uma Organização e mostra como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações entre os seus membros. Um Organograma pode ser bastante útil dentro de uma organização pois facilita as decisões relacionadas com a gestão e comunicação entre os departamentos ou membros.

Um Organograma é relativamente simples de perceber, mas pode facilmente tornar-se complexo quanto maior for a empresa e a complexidade entre os vários membros que a compõe. Se pretende saber como fazer um Organograma vejamos como o pode fazer recorrendo apenas ao Word ou a um simples programa de desenho como o Paint.

Como fazer um Organograma

Num Organograma, todos os membros estão dispostos em níveis hierárquicos, ou seja, quanto mais alto for o nível, maior será a importância desse membro. A ligação hierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os membros.

O seguinte exemplo poderá ajuda-lo a perceber como fazer um Organograma.

Organograma

Fig.1 - Exemplo de Diagrama Organizacional de uma pequena Empresa de Software:

O Organograma apresentado é o Clássico ou também denominado Vertical, e é o mais utilizado devido à sua simplicidade e facilidade de leitura. Neste exemplo é bastante clara a relação entre os vários níveis. O Director surge no topo, e no nível abaixo, surgem a Administração, os Comerciais e as Operações. Neste nível, a hierarquia é idêntica, e todos eles respondem directamente ao Director. No nível mais baixo surge a Consultoria e os Designers que respondem ao Responsável de Operações que por sua vez terá de responder ao Director.

Aprender como fazer um Organograma pode vir a ser útil em termos profissionais e também academicamente.