Muitas vezes é necessário fazer um relatório com um número mínimo páginas. Mas antes de desesperar, conheça alguns truques para transformar um relatório de uma página em duas ou três, sem necessidade de adicionar mais palavras ou fotos.

  • Escreva pelo menos metade do relatório que é pretendido. Por exemplo, se forem pedidas 500 palavras, comece por fazer 250 palavras de texto.
  • O passo seguinte é dividir o relatório em parágrafos, fazendo com que existam alguns espaços entre eles e criando mais uma ou outra palavra para que apareçam mais linhas na mesma frase.
  • Substitua as palavras curtas que conseguir, em palavras longas. Utilize o Word com um dicionário para que ele sugira palavras semelhantes, mas com muito mais letras.
  • Aumente um pouco o tamanho da letra, sem exagerar para não levantar suspeitas. Assim ganhará mais algum terreno nas páginas em branco.
  • Aumente o tamanho das margens, para que o texto fique num espaço horizontal mais pequeno e assim ocupe mais linhas. Esta diminuição deve ser feita com muita discrição.
  • Sempre que dá exemplos em listas (por exemplo: ‘dinheiro em dólares, euros, libras, etc.) coloque-as em listas de balas, para que cada valor ocupe uma linha isolada.
  • Aumente o título do relatório para que ocupe pelo menos mais uma linha, sem exagerar no tamanho. Se for preciso, aumente o texto do título.
  • Se mesmo assim o relatório continuar muito curto, vai ter de alterar as frases para que contenham mais palavras, mas dizendo a mesma coisa. Em vez de escrever ‘o meu cão é bonito’, escreva antes ‘o meu cão, que eu tanto gosto, tem uma beleza que não encontro outro animal de estimação que seja mais bonito que ele’. Com esta táctica e alguma imaginação, facilmente consegue duplicar ou triplicar o tamanho do texto, sem acrescentar nada de novo em termos de conteúdo.

Isto será suficiente para aprender como fazer um relatório mais comprido, mas se ainda necessitar, inclua algumas imagens e gráficos, com títulos descritivos e espaços grandes entre a imagem e o texto.