Mais uma alternativa para fazer um site e ganhar dinheiro na Internet é vender produtos e serviços para quem trabalha na área da Internet. O que funciona melhor são ferramentas de produtividade, design e sites já criados.

Este modelo de rentabilização é indirecto, onde existem outros métodos que pode ver no artigo como criar sites para ganhar dinheiro indirectamente.

Se quiser conhecer mais sobre os modelos de rentabilização directa, veja:

Vender ferramentas ou temas para sites

Se for um webdesigner ou tiver conhecimentos de programação pode criar ferramentas ou temas para vender a outros utilizadores que não tenham esses conhecimentos ou que estejam dispostos a pagar para não terem de perder tempo a fazer esse trabalho.

O mais simples é escolher uma ou duas plataformas, como o WordPress ou o Drupal e desenvolver funcionalidades pagas para a enorme comunidade que utiliza estes produtos de Blog e CMS.

Pode desenhar temas completos para nichos específicos, como por exemplo para floristas, imobiliárias, farmácias, etc. Tudo o que possa imaginar, desde que seja um projecto “chave na mão”.

Pode também lançar uns temas gratuitos para promover os seus serviços enquanto profissional nesta área e depois cobrar pelos serviços encomendados por clientes.

Fazer um site para vender

A última estratégia de rentabilização de um site na Internet é vendê-lo depois de concluído. O potencial de fazer muito dinheiro em pouco tempo é muito grande.

Necessita de saber como criar um site, chamar tráfego e conseguir ter algum modelo de rentabilização já implementado ou com forte potencial de ser implementado.

Depois, com base nos números que tiver (tráfego, facturação, leitores RSS, etc) conseguirá obter um valor de mercado que pode atingir, em casos extremos, os milhões de euros.

Existem mercados na Internet que lhe permitem entrar em contacto com potenciais clientes e tentar a venda.

O factor mais relevante é o dinheiro que já faz actualmente, porque isso irá permitir que um comprador saiba quanto é que o site está a render hoje e até onde o poderá levar, dependendo das ideias que pretender implementar.

Há quem faça deste negócio a principal forma de ganhar dinheiro na Internet, utilizando uma técnica que se chama “flipping websites”, criando sites de raiz para vender ou comprando alguns sites já feitos e depois de os reformular, vender com lucro.

Estas são apenas mais duas formas de fazer sites para ganhar dinheiro, mas a sua imaginação é que manda, podendo criar novas formas de rentabilizar o seu tempo on-line.