As velas existem desde a antiguidade, para iluminar e para aquecer as habitações quando ainda não havia electricidade ou aquecimentos. As primeiras velas eram feitas de gordura animal, depois começaram a ser feitas de cera de abelhas e actualmente utilizam matérias líquidas, sólidas, gás e plasma. Aprenda como fazer velas.

Hoje em dia, fazer velas é um passatempo que pode até dar dinheiro a ganhar, se investir tempo para aperfeiçoar a sua técnica. Existem velas que são autênticas obras de arte e não existem limites para as formas, tamanhos e cores que as velas podem assumir. Uma das maiores utilizações das velas actualmente é precisamente a decoração interior, bem como para perfumar o interior de uma divisão.

Existem velas com cheiro a baunilha, chocolate e até a Natal…

Como fazer velas

O corpo da vela é normalmente feito de cera de parafina, mas também pode ser usada cera das abelhas.

O pavio que será aceso na altura de usar a vela, é colocado no centro antes que a cera seque. O pavio é feito de fibras de algodão e pode ser comprado em qualquer drogaria. É muito fino mas muito poderoso, quanto mais largo for o pavio, maior será a chama criada.

Como fazer velas com segurança

A segurança é uma parte importante da arte de fazer velas, porque a temperatura da cera quente pode causar queimaduras graves. Existe também o perigo de criar um incêndio, por isso certifique-se que está numa zona que tem um extintor à mão, no caso de as coisas correrem mal.

Comece por aprender como fazer velas simples, para não ficar frustrado com o resultado, que inicialmente não será o melhor. Faça testes com a temperatura de forma a manter todo o processo seguro. Experimente também diferentes durações para a fase de arrefecimento. Com estes testes conseguirá ganhar mais confiança para aprender como fazer velas mais elaboradas, com aromas e cores diferentes.

É preciso paciência e aprender com os erros que for cometendo, mas depois o processo ficará cada vez mais fácil e divertidos. Poderá usar depois a arte de fazer velas para ganhar dinheiro ou apenas para poupar dinheiro oferecendo essas obras de arte aos seus familiares e amigos. Veja um vídeo que mostra como fazer velas.