Se quer aprender como fazer vídeo para partilhar com os seus amigos na Internet, terá de fazer um vídeo

para streaming (descarregar e visualizar em tempo real). Para isso necessita de saber as alternativas para usar esta tecnologia.

Existem dois métodos de vídeo streaming:

  • Servidores de streaming
  • Streaming por HTTP

Para saber como fazer vídeo streaming é importante entender dois conceitos:

  • O método de streaming
  • O formato do ficheiro de vídeo

Formato do ficheiro de vídeo

Existem várias alternativas para o formato do vídeo a disponibilizar. Os mais conhecidos são:

  • MPEG-4
  • Adobe Flash
  • Windows Media
  • Quicktime
  • RealMedia

Todos eles têm vantagens e desvantagens, por isso é uma questão de gosto pessoal. Da mesma forma, os utilizadores que vão ver os seus vídeos também têm gostos pessoais, por isso certifique-se que disponibiliza o vídeo em vários formatos para atingir uma audiência maior. Se não tiver essa possibilidade, então escolha apenas o formato que ache que vai ter mais utilizadores.

Métodos de streaming de vídeo

Existe duas formas de ver ficheiros multimédia na Internet (como as animações, música e vídeo).

  • Descarregar o ficheiro (download)
  • Streaming em tempo real

Descarregar o ficheiro de vídeo

Quando se descarrega um ficheiro de vídeo da Internet (denominado por download), é necessário descarregar o ficheiro completo para o computador, normalmente para uma pasta temporária criada pelo seu browser. Depois utiliza um programa para ver o vídeo.

A grande vantagem deste método é a rapidez com que pode depois aceder a partes diferentes do filme, uma vez que está localizado localmente no seu disco rígido.

A grande desvantagem é que necessita de esperar que todo o ficheiro esteja no seu computador antes de começar a ver. Em pequenos ficheiros não é problemático, mas em vídeos grandes pode ser inconveniente ter de fazer essa espera.

A forma de disponibilizar um ficheiro para descarregar, é colocar o link para o ficheiro e deixar que os utilizadores façam o download. Esta forma de disponibilizar vídeo é conhecida por entrega por http, porque utiliza o mesmo protocolo que é usado para entregar páginas normais.

Streaming de vídeo

Fazer o streaming de vídeos na Internet funciona de forma diferente. O utilizador começa a ver o vídeo assim que inicia o descarregamento. O vídeo continua a ser descarregado, mas a diferença é que o utilizador não tem de esperar que termine para conseguir ver o filme disponibilizado.

Este método de fazer vídeo permite que se consigam transmitir eventos em directo, chamados webcast.

Para entregar este tipo de vídeos é necessário alojar o ficheiro em servidores especializados em streaming.

Que método de vídeo usar?

O método de fazer vídeo depende da sua situação específica, mas a maioria das pessoas opta pela primeira hipótese, de descarregar o ficheiro completamente. É o método mais simples e mais barato para começar e se quer aprender como fazer vídeos com sucesso, comece por aqui.

Existem ainda a opção de alojar o vídeo em servidores públicos, como o yotube, que têm toda a tecnologia e capacidade de entregar milhões de vídeos em simultâneo.

Aprender como fazer vídeo pode ser muito divertido, depois de receber os primeiros elogios ou críticas construtivas.