Se ainda não teve oportunidade, leia o artigo que explica porque utilizar software para remover vírus, denominado por antivírus. É tão importante que ninguém se deverá atrever a utilizar o computador nos nossos dias, sem a protecção deste software tão importante para a nossa segurança.

O software antivírus tenta cobrir as principais formas de ataque ao seu computador. As consequências que podem advir de um ataque podem ser gravíssimas para nós, tanto pessoal como profissionalmente.

Actua da seguinte forma:

  • Inspecciona (Scan) todos os emails que recebe no seu computador e procura vírus para remover.
  • Monitoriza os ficheiros de computador à medida que vão sendo abertos ou criados para garantir que não estão infectados. Esta é uma protecção em tempo real, que pode afectar a performance do seu computador.
  • Inspecciona periodicamente todo o computador para verificar se existem ficheiros corrompidos e depois remove os vírus existentes.

Limitações do antivírus

O antivírus apesar de muito importantes e de terem cada vez mais funcionalidades, também têm limitações àquilo que conseguem e que estão preparados para fazer.

Algumas das coisas que não fazem, incluem:

  • Spam, que deverá ser removido com software Anti-Spam específico.
  • Ataques directos de hacker ao seu computador.
  • Actividades criminais online. O antivírus não o proíbe de fazer aquilo que deseja, mesmo que seja ilegal.

Cuidados a ter com o antivírus

Apesar das limitações, nunca deverá desligar o antivírus porque ficará com o computador muito mais exposto a ataques externos.

Da mesma forma, se não estiver sempre actualizado com os últimos vírus disponíveis na Internet, o software torna-se praticamente inútil, já que não conseguirá remover os vírus mais recentes.

Quando um vírus e criado, as empresas de software antivírus analisam as suas características, a forma de remover o vírus (se possível) e conseguem assim detectá-lo com facilidade.

Veja também como escolher um antivírus, para remover os vírus do seu computador e deixá-lo sempre limpo e pronto a funcionar.