O Spyware infecta os nossos computadores porque fizemos qualquer coisa que o activou. Veja o que é o Spyware, de não sabe muito bem quais os objectivos deste tipo de software malicioso e continue a ler para ver como funciona.

Quando carregamos num botão durante a navegação na Internet que dá autorização para descarregar algo para o computador ou instalamos um software novo, estamos a correr o risco de instalar novas ameaças através de Spyware. Quem desenvolve software com esta intenção consegue normalmente disfarçar bem o botão que acciona a instalação, através de botões que dizem um coisa (por exemplo, cancelar) e na verdade fazem outra.

Tipos de disfarces do Spyware

Como vimos, existem várias formas que o Spyware assume para se instalar nos nossos computadores. Aqui ficam algumas das mais utilizadas.

  • Escondidas em software normal

Por exemplo, programas de partilha de ficheiros costumam instalar Spyware juntamente com o software que fornece as funcionalidades desejadas.

Eles dão essa indicação, muito escondida, na documentação que fornecem em conjunto com os ficheiros. O freeware (programas gratuitos) costuma utilizar muito este modelo para conseguir rentabilizar as aplicações que fazem gratuitamente.

  • Descarregar programas da Internet

Já lhe deve ter acontecido estar a navegar calmamente na Internet e um determinado site pedir para instalar um programa. Se tiver as politicas de segurança do seu browser no mínimo, nem sequer recebe uma mensagem a avisar da instalação.

Se tiver a politica de segurança normal (que vem por defeito) o browser vai perguntar se deseja mesmo instalar determinado programa. Diga sempre que não a todos estes pedidos, a menos que tenha certeza absoluta do que está a fazer.

  • Add-ons para os browsers

O browser é o que nos permite navegar na Internet, sendo os mais utilizados o Internet Explorer e o Firefox. São também dos programas mais desejados pelos piratas informáticos para colocar Spyware.

Qualquer destes browsers permite que se instalem novas funcionalidades, como caixas de pesquisa directas, animações, ftp, etc.

Enquanto estas funcionalidades podem realmente ser úteis, muitas delas contêm Spyware que espia os nossos hábitos on-line.

O tema está tão divulgado que existem mesmo programas que se dizem anti-Spyware, quando na verdade são Spyware e indicam que o seu computador não está infectado.

Como funciona o Spyware, se for um utilizador descuidado não será difícil ver o seu computador atacado por software. Se que conhecer mais, veja o que o Spyware pode fazer.