Lavar os dentes é uma daquelas tarefas que devem ser feitas várias vezes ao dia, para que os dentes estejam sempre de boa saúde.

Aqui ficam algumas dicas práticas para conseguir melhorar a forma de lavar os dentes.

  • Escove em primeiro lugar os dentes.
  • De seguida, escove a língua. Existem escovas que vêm preparadas para isso.
  • No final, escove as gengivas com cuidado.

Deverá lavar os dentes, pelo menos, antes de se deitar e após cada refeição (pequeno-almoço, almoço e jantar). No final do dia, deve também utilizar um elixir com flúor para bochechar com água fria e tonificar as gengivas.

As melhores escovas são as macias e assim que começarem a apresentar sinais de desgaste, normalmente ao fim de 3 meses, devem ser substituídas. Se não gosta de fazer os movimentos de lavar os dentes, compre uma escova eléctrica, porque torna a tarefa mais simples e mais divertida, apesar do preço de uma escova eléctrica ser bastante superior a uma escova normal.

Idealmente, deverá andar com uma escova de dentes pequena e uma pasta dentífrica para poder escovar os dentes em qualquer lugar que tenha água corrente. Se não for possível, opte por andar munido de pastilhas elásticas sem açúcar para mascar após as refeições.

No final do dia deverá fazer a escovagem mais completa, com o elixir e também com a passagem de fio dental entre os dentes para eliminar os resíduos de comida que podem ter acumulado ao longo do dia.

Além deste hábito diário, não se esqueça de visitar um dentista, no mínimo, uma vez por ano e sempre que tenha algumas dores de dentes.

Para conseguir ter uns dentes bonitos, deixe de ter comportamentos de risco para a saúde da sua boca, como seja a ingestão de doces, porque os açúcares são excelentes para originar cáries, que provocam dores.

Com estas pequenas dicas, para o ajudar a lavar os dentes, conseguirá manter uma excelente saúde dentária.